Jerry Only e Sid Vicious
Fotos via Wikimedia Commons

Mais de 40 anos após sua morte, Sid Vicious continua sendo uma das figuras mais influentes do Punk e, claro, uma das mais polêmicas também. Em 2011, Jerry Only resolveu falar sobre um dos maiores mistérios do cara: a sua última noite de festa, na qual ele teve uma overdose e faleceu.

O lendário membro do Misfits contou em entrevista republicada recentemente pela Louder que esteve naquela festa e conheceu o ex-baixista dos Sex Pistols, que naquele momento dava início à sua carreira solo:

Eu fui uma das primeiras pessoas na festa, então eu acabei fazendo molho à bolonhesa com a mãe [do Sid], Anne Beverly. Aí alguns de seus amigos chegaram e tudo que eles fizeram foi usar drogas.

Quando você ia para Nova York, todo mundo estava injetando o bagulho. Era uma cena cheia de narcóticos. Eu nunca fui disso. É por isso que surgiu a coisa do horror. A gente adorava filmes de terror, ficção científica, filmes lado B. Nós não éramos parte dos beatnik de gangue, que ficavam injetando droga.

O baixista e eventualmente vocalista do Misfits revela ter percebido que Sid estava ficando desacordado pelos efeitos do uso de heroína e foi embora do local depois de fazer algumas reclamações. No dia seguinte, Jerry estava dirigindo quando ouviu a notícia da morte de Vicious:

Eu tive que dar uns tapas no Sid algumas vezes. Eu disse, ‘Isso é ridículo’ e a sua mãe disse, ‘Bom, acontece o tempo todo.’ Eu disse, ‘Isso não deveria acontecer nunca!’ Eu saí de lá e deixei que eles se virassem.

Eu não conseguia acreditar [quando ouviu a notícia]. Eu era a única pessoa em Nova York que tinha um carro — a velha perua marrom da minha mãe — e eu virei o agente funerário do garoto. Eu levei a sua mãe ao legista, depois a levei ao cemitério onde a Nancy [Spungen, ex-namorada de Sid] estava, e a ajudei a colocar as cinzas do Sid em seu túmulo.

Jerry Only e a morte de Sid Vicious

Na entrevista, Jerry também falou que nunca acreditou nos rumores de que Sid teria cometido suicídio. A verdade é que o ex-Sex Pistols havia passado um tempo na prisão, acusado do suposto assassinato de sua ex-namorada, e perdeu um pouco de sua tolerância à heroína.

Somando-se a isso, Only conta que as drogas eram “puras demais” e acabaram sobrecarregando o corpo de Vicious. Ele finaliza a entrevista lamentando a morte do músico, chegando a afirmar que ele poderia ter sido “o novo Frank Sinatra“:

No primeiro momento as pessoas acharam que ele teria se matado, mas as drogas eram só puras demais — o legista nunca tinha visto nada do tipo. Foi um desperdício tão grande — ele tinha todo o potencial do mundo. Sid estava ficando maior que os Sex Pistols… ele tinha acabado de fazer ‘My Way’ — ele poderia ter sido o novo Frank Sinatra se ele tivesse só se mantido vivo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!