The Beatles por Astrid Kirchherr
Crédito: Astrid Kirchherr / Twitter @drivemycartney
 

Astrid Kirchherr, nome intimamente ligado à história da banda britânica The Beatles, morreu aos 81 anos de idade.

A fotógrafa faleceu na quarta-feira (13) e a notícia foi confirmada pelo veículo alemão Die Zeit e por Mark Lewisohn (via NME), que a chamou de “inteligente, inspiradora, inovadora, desafiadora, artística, linda, inteligente, adorável e pra cima”.

Astrid foi a primeira pessoa a fotografar os Beatles como um quarteto e o fez na cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde a banda fez inúmeros shows no início da carreira.

Ela completaria 82 anos de idade em poucos dias, mais precisamente em 20 de Maio, e a causa da morte ainda não foi revelada.

Parte dos Beatles

Como é possível ver pelas declarações de pessoas envolvidas, Kirchherr foi quase que uma “integrante” da banda.

Pete Best, baterista original do grupo clicado na primeira foto, publicou uma mensagem ontem (14) no Twitter desejando “Feliz Aniversário” a ela (provavelmente sem saber da morte) e dizendo que a fotógrafa fazia parte “dos 5 membros originais”.

Também no Twitter, fãs chegaram a chamá-la de “sexta Beatle”, fazendo possíveis referências aos dois bateristas que passaram pelo grupo, ao guitarrista Stuart Sutcliffe e/ou empresários como Brian Epstein e George Martin.

Stuart, baixista original da banda, era noivo de Astrid quando faleceu em 1962.

Astrid Kirchherr

Além de clicar Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e companhia, ela também influenciou a banda de outras formas.

Diz a lenda que foi dela a sugestão para que os músicos cortassem o cabelo ao estilo “moptop”, mesmo que ela tenha dito que não sentia essa responsabilidade pois “vários garotos na Alemanha usavam os cabelos assim”.

Que descanse em paz.

 
 
Compartilhar