Guns N' Roses no Hall da Fama
Reprodução/YouTube

Em 2012, o Guns N’ Roses atingiu a honra máxima para uma banda de Rock e entrou no Hall da Fama.

Ainda com muitas turbulências internas na época, a maior parte dos membros da formação clássica conseguiu deixar as desavenças de lado — mas não foi o caso de Axl Rose ou de Izzy Stradlin, que não apareceram com seus respectivos motivos. O de Axl, aliás, envolveu uma série de questões sobre a idoneidade do Hall da Fama e, ao final da matéria, você pode encontrar a carta que ele divulgou sobre o assunto com tradução.

De toda forma, a banda recrutou Myles Kennedy (que faz parte da banda de Slash) para assumir os vocais e tocou na cerimônia que ainda contou com outros indicados como os Beastie Boys e os Red Hot Chili Peppers.

O grande momento da noite, no entanto, foi durante a performance de “Paradise City”. Quem assumiu a bateria foi Steven Adler, que tem uma história recheada de reviravoltas em relação ao uso de drogas e até pensamentos suicidas; por lá, ele tocou como em seus tempos áureos e pode ser visto (na marca de 5:23) dizendo “Yes, I’m happy!” (“Sim, estou feliz!”).

Confira pelo vídeo logo abaixo!

Na sequência, em um segundo vídeo, você pode ver a introdução que o Green Day fez à banda, com Billie Joe Armstrong apresentando Axl Rose a partir da marca de 4:08 e a plateia vaiando o vocalista.

Armstrong, então, o defende.

Guns N’ Roses no Hall da Fama

Apesar de não ter participado da cerimônia, Axl obviamente foi considerado dentro da formação da banda que entrou no Hall da Fama.

Naquele momento, grande parte da plateia de Cleveland (que sedia as cerimônias do Hall anualmente) vaiava a cada vez que seu nome era citado, já que na época o GN’R era comandado por ele e não possuía nenhum membro da formação clássica (além de Dizzy Reed, se considerá-lo parte desta).

De toda forma, você pode entender na carta a seguir os motivos que levaram Axl a não participar. Izzy, por sua vez, provavelmente só não quis aparecer — mas até deu “gracias” à instituição pelo reconhecimento.

Continua após o vídeo

Declaração de Axl Rose

Para: Cleveland, Ohio, Fãs do Guns N’ Roses e todos que mostraram apoio à minha decisão em relação ao Hall da Fama do Rock and Roll.

Eu realmente não esperava ou planejava a resposta surpreendentemente positiva e o apoio público à minha decisão em relação ao Hall da Fama do Rock and Roll. Com uma demonstração de solidariedade tão generosa dos fãs, veículos de mídia, escritores e outros artistas, eu estou verdadeiramente agradecido, estupefato e inacreditavelmente aliviado! Para ser sincero, eu pensei que tudo aconteceria ao contrário e estava só esperando aguentar a tempestade. Como eu disse, eu sinceramente não queria desapontar ninguém. Fica velho ser o fora-da-lei mesmo quando ‘é só rock and roll’.

Foi preciso muito foco e contato com a alma para ser sincero e informativo enquanto ainda fazia um esforço para ser diplomático de alguma forma. Nós fizemos, o que eu acho, que são esforços reais para aprender sobre o Hall e o Conselho, falamos como eu disse com o presidente e vários membros, e ainda que eu tenha induzido Elton John e Bernie Taupin em ’94 dizendo algo no sentido de ‘Eu estou aprendendo do que se trata o Hall…’

Eu ainda não sei ou entendo exatamente o que é o Hall ou como ou por que ele ganha dinheiro, para onde o dinheiro vai, quem escolhe os votantes e por que alguém ou esse conselho decide quem, dentro de todos os artistas no mundo que contribuíram para o gênero, oficialmente são ‘rock’ o suficiente para estar no Hall?

Isso não é um ataque. Essas são questões genuínas que eu não tenho informação verificada o suficiente para ter mais do que ideias cruas. Certamente não há informação suficiente para fazer qualquer julgamento sobre.

Eu gostaria de pedir desculpas à cidade de Cleveland, Ohio por não pedir desculpas antecipadamente por não participar [da cerimônia] em sua cidade. Eu acho que eles sabem quanto eu genuinamente amo me apresentar lá. Cleveland é de fato puro Rock!!

Agora que a fumaça clareou um pouco, quaisquer ataques desesperados, mal intencionados foram só isso, uma tentativa patética de fofoca, alguns foram vingancinha boba, as merdas normais de mimado, ele é obcecado, maluco, volátil, um ‘hater’. Eu uma vez comprei um pedaço de pizza para uma mulher sem teto que gritou para mim que queria sopa. Nós demos a sopa a ela. Vocês conseguem pegar as suas próprias.

Novamente: ENORME obrigado aos fãs e a todos pelo incrível apoio público. Meus parabéns aos outros artistas induzidos. E minhas desculpas à cidade e às pessoas de Cleveland, Ohio. Espero que vocês me perdoem e esperamos vê-los novamente em breve!

Continuem no Rock,

Axl

Ao contrário da minha carta aberta ao Hall da Fama do Rock and Roll, Fãs do Guns N’ Roses e Quem Quer Que Se Interesse isso foi escrito para o website oficial do GNR, conta do Facebook e minha conta pessoal do twitter e não deve ser vista como um material de imprensa. Se alguém escolher usar isso como já foi feito previamente eu gostaria que você publicasse na íntegra incluindo este parágrafo para não dar um retrato parcial, ter coisas tiradas de contexto ou para implicar ou inadvertidamente dar a impressão de que isso foi feito para outros meios.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!