Soundgarden
Divulgação

A treta entre os membros sobreviventes do Soundgarden Vicky Cornell, viúva do vocalista Chris Cornell, segue a todo vapor e ganha tons cada vez mais acusatórios.

Para refrescar a memória: Vicky está processando os caras por supostamente não pagarem royalties com o objetivo de terem acesso a vocais inéditos de Cornell. Enquanto isso, Kim Thayil, Matt Cameron e Ben Shepherd alegam que a família não está liberando demos gravadas pelo músico para um último disco da banda.

Segundo eles, as canções foram compostas e gravadas em conjunto; como prova disso, foi divulgado recentemente um e-mail de Chris “entregando” a autoria das demos para o grupo.

Soundgarden e confusão com show para caridade

Acontece que, agora, a banda resolveu processar a viúva de Chris por uma confusão que envolve o show I Am the Highway, realizado em homenagem ao falecido vocalista e que tinha propósitos de caridade.

Continua após o vídeo

Por lá, o Soundgarden se reuniu pela primeira vez desde sua morte e contou com ajuda de grandes nomes como Foo Fighters Tom Morello no palco, em evento realizado após um “acordo verbal” entre os membros e Vicky que teriam concordado que a renda (de milhões de dólares) seria revertida em doações.

Segundo a Rolling Stone, o processo diz que os “recipientes da renda não foram identificados” e que “Vicky Cornell não tinha a intenção de usar parte ou toda a renda do Cornell Concert para propósitos de caridade, mas sim para propósitos pessoais para si mesma e sua família”. Os membros ainda a acusam de saber que sua “representação era falsa, ou exibiu imprudência e negligência em relação à sua verdade ou falsidade, com o propósito e intenção de induzir o Soundgarden a concordar em se apresentar no Cornell Concert sem compensação”.

Também no mesmo processo, os membros tratam do controle de Vicky sobre as redes sociais da banda. Segundo os autos, ela teria “removido comentários de fãs e teria ela mesmo postado imagens e comentários a páginas de redes sociais da banda acessíveis ao público”. Eles ainda alegam que “algumas dessas postagens de Vicky Cornell têm a intenção de criticar a banda e os membros sobreviventes da banda.”

Resposta de Vicky Cornell

Por meio de seu advogado, Marty Singer, Vicky rechaçou as declarações e chamou as acusações de “transparentemente desesperadas”, reforçando que nada disso “muda o fato de que eles são os que teriam inapropriadamente afirmado serem donos de gravações vocais que foram criadas unicamente por Chris e que eles são os que barraram quantias substanciais de dinheiro da viúva de Chris e seus filhos”.

Sobre a declaração em relação ao show, Singer alega que os membros foram pagos por meio de um cachê de 78 mil dólares (mais de R$450 mil). Por fim, o advogado diz que “cada centavo dos lucros gerados pelo show foram apropriadamente alocados e contabilizados e suas declarações não são apenas falsas e difamatórias mas demonstram as profundezas até as quais os antigos colegas de banda do Chris estão dispostos a se afundar para manchar seu legado”.

Resta aguardarmos as cenas do próximo capítulo para ver o que acontece nessa história.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!