MTV nos anos 80
Reprodução/Internet Archive

Quem nunca imaginou a boa e velha MTV de volta, não é mesmo? Pois saiba que isso é realidade!

Um anjo usuário do site Internet Archive está fazendo upload da programação da MTV gringa dos anos 80 na íntegra. E o melhor é que qualquer um pode assistir tudo de graça.

Na coletânea chamada “80s MTV VHS Recordings 1981 to 1989 Collection” você vai encontrar desde o registro da estreia do canal, em 1º de agosto de 1981, até horas de programas apresentados pelos VJ’s internacionais, passando pelos intervalos comerciais exibidos na época.

No texto que apresenta a página, o usuário explica que os conteúdos postados são registros pessoais, mas que também há vídeos adquiridos ao longo dos anos em sites antigos, páginas de Facebook e mais. “Esta é minha coleção pessoal de gravações em VHS da MTV dos anos 80. Eu coleciono há anos gravações de comerciais inteiros e, especialmente, os programas com VJ’s,” explica.

MTV Clássica na Internet

Já está online, por exemplo, a atração que apresentou os 100 melhores clipes do ano de 1985 (clique aqui), a transmissão completa no mesmo ano do Live Aid (clique aqui), um programa especial de Halloween com Alice Cooper e Iggy Pop em 1989 (clique aqui), o “Heavy Metal Mania” com Dee Snider e Scorpions também em 1985 (clique aqui), e muito mais.

A lista inclui ainda programas apresentados pelos VJ’s Martha Quinn, Alan Hunter, JJ Jackson, Nina Blackwood, Mark Goodman, e até por VJ’s convidados como Eddie Murphy, Phil Collins, Billy Idol, The Eurythmics, Kiss, e outros.

Apesar de estar disponível de graça, é necessário fazer um cadastro rápido para ter acesso ao conteúdo. Basta informar um e-mail, criar um login e senha e, por fim, confirmar sua identidade clicando no link enviado para sua conta. É bem simples!

MTV Brasil

Aqui no Brasil, nada ainda de disponibilizarem os arquivos da nossa MTV. No ano passado, a Isto É publicou que 40 mil fitas que estavam guardadas na antiga sede do canal iriam ser levadas para outro local.

Ainda segundo o texto, as mais de duas décadas de história da emissora estavam sendo digitalizadas com o objetivo de virarem um acervo. A Editora Abril, detentora da marca até 2013, porém, procurava por parceiros e investidores para tornar o projeto realidade.

Imagina que incrível poder assistir de novo Zeca Camargo, Edgard Piccoli, Cazé Peçanha, Gastão Moreira, Luiz Thunderbird, Marina Person, Sabrina Parlatore, Titi Müller, MariMoon e muitos outros VJ’s apresentando clássicos da TV brasileira como “Disk MTV”, “Hits MTV”, “Acesso MTV”, “Batalha de Clipes”, “Piores Clipes do Mundo” e mais. Alguém faça isso acontecer, por favor! Nunca pedi nada!

Aliás, falando em VJ’s, Astrid Fontenelle, ex-MTV e atual apresentadora do “Saia Justa” e do “Chegadas e Partidas”, no GNT, revelou em entrevista recente a Felipe Solari, no podcast “Sistema Solari”, que ganhava R$ 9 mil de salário na época em que trabalhava no canal, e contou também várias histórias de bastidores. Assista aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!