Trilhas sonoras de produções nacionais
Foto: Divulgação/Reprodução: MTV/Globo/Multishow/

Filme ou série, do início da década passada ou mais recente, é fato que existe muito conteúdo feito aqui no Brasil que merece ser divulgado não apenas por ser bem produzido e ter um ótimo enredo e roteiro, mas também por suas trilhas sonoras.

Listamos aqui no Tenho Mais Discos que Amigos! algumas produções nacionais que você deveria aproveitar o distanciamento social para conferir.

Trilhas Sonoras

Se você gosta de indie, provavelmente vai sentir curiosidade de assistir Do Amor. Se a sua praia for curtir a nostalgia, leia mais abaixo sobre Entre Nós. Agora se você quer soltar a voz e cantar junto com seus amigos verdadeiros clássicos da música brasileira, aposte em Feras. E tem muito mais dicas e sugestões por aqui. Aproveite!

Todas as Mulheres do Mundo

A série Todas As Mulheres do Mundo estreou recentemente, na Rede Globo, com uma trilha sonora recheada de sucessos de Marisa Monte.

Tocaram no primeiro episódio da produção clássicos como “Amor, I Love You”, “Não Vá Embora” e “Ainda Bem”, e releituras como “Maracangalha”, de Dorival Caymmi. O Tribalistas, grupo do qual Marisa é membro, também esteve presente através de “Já Sei Namorar”.

Outras canções que embalaram o romance de Paulo e Maria Alice foram “O Que Se Quer” e “Você Vai Estar na Minha”. A primeira é uma parceria de Marisa com Rodrigo Amarante, do Los Hermanos, e a segunda ficou conhecida na voz de Negra Li em 2006, mas tem referências de “Eu Sei (Na Mira)”, lançada por Marisa em 1991.

Cada episódio de Todas As Mulheres do Mundo tem não apenas a trilha cantada por uma artista diferente, como também a abertura. A canção que apresenta a história é “Carinhoso”, de Pixinguinha, que ganhou versões também nas vozes de Elza Soares, Agnes Nunes, Céu e mais. Leia mais aqui.

A série é inspirada na obra do autor, diretor e dramaturgo Domingos de Oliveira, e mostra a história de Paulo, interpretado pelo ator Emílio Dantas, um homem sedutor e apaixonado por poesias, liberdade e mulheres. Tanto que se envolve com doze diferentes, uma em cada episódio. Algumas das intérpretes são Lília Cabral, Fernanda Torres, Maria Ribeiro e Sophie Charlotte.

O primeiro episódio de Todas As Mulheres do Mundo foi exibido na TV, porém quem quiser continuar assistindo a série terá que acessar o globoplay, serviço de streaming da Rede Globo. Assista ao trailer da produção abaixo:

Feras

Em Feras você vai encontrar desde artistas super populares como Só Pra Contrariar, Marina Lima e Marília Mendonça, até nomes como Letrux, Dona Onete, Séculos Apaixonados e Tantão.

Nesta produção, que mostra a vida de um grupo de jovens paulistanos alternativos, as músicas não servem só para dar ritmo às cenas, mas também para nos aproximar das situações vividas pelos personagens.

“Essa Tal Liberdade”, por exemplo, é cantada por um motorista de aplicativo e seu cliente, o Ciro, que volta para casa de madrugada depois de uma noite péssima que inclui date ruim e pé na bunda. “Amante Não Tem Lar” é entoada aos berros por um trio que usou e abusou das drogas e está tendo uma noite nada convencional. “Acontecimento” é interpretada por dois personagens num clássico karaokê. E, por fim, “Flerte Revival” é a música escolhida por um casal para um momento íntimo e quente.

Com João Vitor Silva, Camila Márdila, Mohana Uchoa, Rodrigo Garcia, Túlio Starling e Vinícius Siqueira no elenco, Feras ainda tem as participações especiais de Laerte Coutinho e Jesuíta Barbosa, e é uma ótima produção recente e com linguagem jovem, que aborda temas importantes como dependência química, aborto, machismo, feminismo e relacionamentos.

Exibida pela MTV Brasil a partir de janeiro de 2019, Feras agora pode ser vista pelos assinantes do canal em seu site oficial. Confira o trailer:

Do Amor

As duas temporadas de Do Amor, exibidas ente 2013 e 2014 pelo Multishow, são um prato cheio para quem gosta de música indie. A abertura fica por conta do Little Dragon, com a música “Ritual Union”, mas também pintam por lá bandas e artistas como Phoenix, Lana Del Rey, Marcelo Camelo, Mallu Magalhães, James Blake, Robyn, Tulipa Ruiz, Arctic Monkeys, Gotye, Etta James, Explosions In The Sky, Cícero, Tiê, Daft Punk, Thiago Pethit e muito mais.

A história é sobre amores, crises, depressão e conquistas profissionais e pessoais. Maria Flor é Lulu e Armando Babaioff é Pio, um moderno casal carioca que enfrenta uma barra por suas divergências e prioridades. Fazem parte da trama ainda Emanuel Aragão, João Velho, Jonathan Haagensen e mais.

Nesta conta do Vimeo você encontra todos os episódios disponíveis de Do Amor e abaixo você pode assistir ao trailer da série.

Entre Nós

“Na Asa do Vento”, de Caetano Veloso, é a música tema do filme Entre Nós, lançado em 2014, com Caio Blat, Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro, Paulo Vilhena, Júlio Andrade, Martha Nowill, Lee Taylor e mais.

Num sítio na Mantiqueira, um grupo de amigos apaixonado por literatura celebra a publicação do primeiro livro de um deles, e resolve escrever cartas para eles mesmos abrirem depois de dez anos. A questão é que uma década depois já houve morte, nascimentos, casamentos e frustrações.

Como se passa entre os anos 90 e começo dos 2000, o clima do longa é de nostalgia, e tem até cena embalada pelo clássico “Total Eclipse Of The Heart”, de Bonnie Tyler.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho/Eu Não Quero Voltar Sozinho

Um das produções nacionais mais queridas pelo público LGBT, o longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, lançado em 2014, originou-se de um curta do mesmo diretor, Daniel Ribeiro, divulgado quatro anos antes.

Unindo os dois títulos chegamos a uma trilha sonora incrível que tem tanto clássicos internacionais como “Let’s Get It On” de Marvin Gaye e “Modern Love” de David Bowie, quanto sucessos de novos nomes da música popular brasileira como “Vagalumes Cegos” de Cícero e “Janta” de Marcelo Camelo e Mallu Magalhães. Sem esquecer, é claro, de “There’s Too Much Love” de Belle & Sebastian e “Start a War” do The National.

O filme mostra a história de Leonardo, um adolescente cego em busca de sua independência, tendo que lidar com a chegada de um novo colega de sala, Gabriel, que lhe desperta sentimentos amorosos. Os personagens principais são interpretados por Ghilherme Lobo e Fabio Audi.

Assista ao curta Eu Não Quero Voltar Sozinho:

Beira Mar

Em Beira Mar é possível ouvir canções como “My Life Is Starting Over Again” de Daniel Johnston e “Apartamento” de Stela Campos.

Produzido no sul do Brasil, o longa tem como protagonistas os atores Mateus Almada e Maurício José Barcellos, interpretando, respectivamente, Martin e Tomaz, dois jovens que numa viagem pelo litoral gaúcho imersos em um universo próprio, alternam entre distrações corriqueiras e reflexões sobre suas vidas e sua amizade.

Assista ao trailer:

Oscar Freire 279

Com The XX, Bonobo, The White Stripes, Michael Jackson, Rolling Stones, Adele, Lucas Santtana, Chris Isaak, Talking Heads, Nina Simone, The Doors, Madonna, Radiohead, The National, Kings Of Convenience, Hot Chip e mais, a produção do Multishow foi ao ar em 2011.

A abertura ficou a cargo de Thiago Pethit, com “Nightwalker”, e o elenco teve nomes como Maria Ribeiro, Júlio Andrade, Lívia de Bueno e Maria Bopp.

A trama é sobre uma garota curitibana que se muda para São Paulo e consegue um emprego numa boutique na famosa rua Oscar Freire, no centro nobre da cidade. Do luxo à luxúria, ela acaba se envolvendo com um misterioso homem que a introduz no sedutor e perigoso mundo da prostituição.

A produção não está disponível completa no site do canal, mas há alguns trechos de episódios que podem ser vistos, assim como o trailer abaixo:

Perrengue

Apesar de ter confirmada uma segunda temporada para 2019 que não estreou, Perrengue tem no elenco Mariana Molina, Guilherme Dellorto e Vinícius Redd, que dão vida à Pérola, Miguel e Cadu, amigos de adolescência inseparáveis, lidando com situações que envolvem sexo, drogas, trabalho, família, aborto e relações livres.

A abertura da série fica por conta da cantora Céu, com “Bubuia”, mas estão na trilha sonora do programa televisivo também New Order com “Age Of Consent”, Wilco com “I’ll Fight”, Ava Rocha com “Transeunte Coração”, Far From Alaska com “Communication” e mais.

De 2017, essa é outra produção da MTV Brasil, que você pode assistir a um trecho aqui. O trailer está abaixo:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!