21 músicas que não seriam as mesmas sem seus clipes
Reprodução/YouTube

Áudio e vídeo estão sempre juntos dentro da indústria musical. Sempre que um artista ou gravadora acredita no potencial de uma canção e tem recursos para isso, o investimento em clipes é aposta certa.

A importância dos vídeos ganhou um peso sem igual quando a MTV passou a dominar a cabeça dos jovens fãs de música principalmente nos Anos 90; se a rádio até então fazia a maior parte da divulgação, a rede de televisão chegou a um outro patamar e mostrou o poder do estímulo visual no consumo de música.

Enquanto músicas como “Thriller”, de Michael Jackson, certamente fariam sucesso independentemente de seu excelente clipe, é fato que algumas outras tiveram suas vendas bastante impulsionadas por vídeos icônicos, artísticos, polêmicos ou até mesmo cômicos.

Esse papel continua importante, já que a transição foi feita com relativo sucesso para o YouTube e nos dias atuais temos inúmeros casos de músicas cujos clipes ajudam a popularizar uma canção — mas essa responsabilidade foi dividida com outras plataformas, em especial os algoritmos que comandam a criação de recomendações nas ferramentas de streaming e as redes sociais como o TikTok, que permitem aos próprios fãs fazer coreografias e imaginar roteiros de acompanhamento às faixas.

De toda forma, os clipes seguem extremamente vivos e essas 21 canções de diferentes épocas devem grande parte de sua popularidade a eles. Veja a seguir a lista que homenageia a história do formato e também mostra sua importância nos dias atuais!

Por Tony Aiex e Felipe Ernani

a-ha – “Take on Me” (1984)

Run DMC feat. Aerosmith – “Walk This Way” (1986)

Beastie Boys – “Sabotage” (1994)

Nine Inch Nails – “Closer” (1994)

Weezer – “Buddy Holly” (1994)

The Smashing Pumpkins – “Tonight, Tonight” (1995)

Jamiroquai – “Virtual Insanity” (1996)

Radiohead – “Karma Police” (1997)

The Cardigans – “My Favourite Game” (1998)

Skank – “Mandrake e os Cubanos” (1998)

Foo Fighters – “Learn to Fly” (1999)

O Rappa – “Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)” (1999)

Fatboy Slim – “Weapon of Choice” (2000)

The White Stripes – “Fell in Love with a Girl” (2001)

Johnny Cash – “Hurt” (2002)

OutKast – “Hey Ya!” (2003)

My Chemical Romance – “Helena” (2004)

OK Go – “Here It Goes Again” (2005)

PSY – “GANGNAM STYLE” (2012)

Drake – “Hotline Bling” (2015)

Childish Gambino – “This Is America” (2018)

BÔNUS: Nickelback – “Photograph” (2005)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!