Mais uma semana chega e com ela a seleção com os nossos destaques nacionais. EPs e single de estreia e clipe documental se destacam nos novos trabalhos de bandas e artistas do nosso país.

E vale o aviso: muito disso estará na nossa playlist oficial no Spotify. Então, é só acompanhar sempre por aqui e ouvir tudo no player abaixo.

Estamos sempre falando de música brasileira por aqui, então para conhecer muita coisa boa basta acompanhar na aba de Nacionais do site. Agora, confira os destaques abaixo:

Belize e Bermudas

Belize e Bermudas
Foto: Divulgação

A banda Belize e Bermudas lança o clipe da música “Embaça”, produzido inteiramente com imagens que documentam o dia a dia de isolamento dos músicos e amigos do grupo.

Sem a possibilidade de realizar captações de imagens para o clipe pelas ruas e cenários de Piracicaba (SP), cidade natal da banda, como havia planejado, o grupo mudou o roteiro e optou por documentar a realidade enfrentada por milhões de pessoas ao redor do mundo: o isolamento social. Para trazer a música em vídeo ao público, a banda endossou a campanha “Fique em Casa”, e pediu a amigos e familiares imagens da rotina do isolamento. Ao todo, 34 pessoas e vários animais de estimação aparecem no vídeo.

As imagens têm roteiro, direção e edição do próprio guitarrista da banda, Leon Botão. E além das cenas, o clipe também conta com elementos gráficos da ilustradora Pietra Polo, do projeto Ilustra Pi. São os mesmos elementos da arte exclusiva criada para divulgação da faixa nas redes sociais.

“Embaça” também tem a produção musical assinada pelos irmãos Keops e Raony (Medulla). Ambos adicionaram ao som influências que vão do rock ao techno brega paraense, trazendo uma atmosfera amigável a um período tão caótico como esse. Assista:

Tuany

Tuany
Foto: Divulgação

Ao estrear com referências de Lana Del Rey a Led Zeppelin, Tuany lança o single “Hm.”.

Com influências difusas, a musicista traz uma identidade peculiar do pop. Com isso, Tuany também evidencia uma versatilidade própria, já que gravou todos os instrumentos exceto a bateria, gravada por Marcelo Lima.

De acordo com Tuany, sua sonoridade é descrita como Noir: “é um pop rock energético, porém melancólico. Foi inspirado em um clima praiano e busco retratar tal sentimento em meus versos”. Além disso, a artista também traz um movimento instrumental com camadas e um certo groove, para ambientar o ouvinte à sua proposta musical.

O clipe também é retrato da produção independente de Tuany, cuja gravação e edição são assinadas por ela. As cenas são registros caseiros da artista durante a passagem pelo estúdio e por outros momentos pessoais. Assista:

Corte Aberto

Corte Aberto
Foto: Reprodução/Instagram

Mais uma estreia na coluna e dessa vez é a banda Corte Aberto. Ao lançar o EP com o mesmo título, o quinteto paulista escancara a vulnerabilidade em suas seis faixas.

Formada por Henri (guitarra e vocal), Guly (sintetizador), Leo Ramires (baixo), Jão (guitarra solo) e Willy (bateria), a banda busca em Corte Aberto sintetizar questões internas, como dores de relacionamento e agonia da metrópole junto com a saudade da família.

Com produção assinada por Chuck Hipolitho, o EP também carrega influências densas de grandes artistas nacionais, como Mutantes, O Terno e Arnaldo Baptista, além de uma sonoridade multifacetada e densa.

Toda a necessidade de expurgo para chegar na cura resumida nas seis faixas pode ser conferida no player abaixo:

YPU

YPU
Foto: Divulgação

Composta originalmente para a trilha do filme Ainda Temos a Imensidão da Noite, o duo brasiliense YPU lança o clipe de “In Circles”. 

Criada em Berlim na véspera das filmagens do longa dirigido por Gustavo Galvão e lançado no final de 2019, a música tomou forma na colaboração da dupla com a banda que acompanha os shows desde seu lançamento e que gravou os arranjos orgânico-eletrônicos que fundem baixo acústico a sintetizadores. As sonoridades cíclicas e as batidas dançantes reforçam a repetição do dia a dia, os passos ensimesmados, a continuidade da experiência cotidiana e a surpresa gerada por rupturas nesses ciclos.

“O clipe conta esta história de todos nós, habitantes produtivos das cidades, e foi realizado através da colaboração de uma rede cada vez mais extensa de amigos, numa organização de audiovisual com produção, direção, continuidade, fotografia, direção de arte, figurino, maquiagem, coreografia, figurantes e até um animal que não foi ferido,” conta Gustavo Halfeld, integrante do duo junto com Ayla Gresta.

Provando que a colaboração foi mais que frutífera e pra fechar o ciclo, o diretor de fotografia do Ainda Temos a imensidão de Noite, André Carvalheira, assinou a finalização da fotografia do videoclipe. Assista:

Allan Massay

Allan Massay
Foto: Divulgação

Mais um nome brasiliense, o cantor Allan Massay segue firme em sua carreira solo e lança o segundo DVD de sua carreira, intitulado Índice. Gravado na lendária Mansão dos Arcos, em Brasília, o trabalho conta com quatro faixas inéditas, sendo uma delas com a participação da cantora Taliz.

As canções estão divididas em uma estética que transita entre o dia e a noite. A primeira  faixa, “Voltar atrás”, traz uma batida animada e alto astral. A segunda e também faixa-título, “Índice”, mostra o que dita os próximos passos da carreira do cantor. As duas últimas, “Além” e “Sai da Minha Mente”, são canções da noite e apresentam um ar de romantismo.

O projeto conta ainda com uma produção de audiovisual que envolveu cerca de 30 integrantes. Em parceria com os produtores musicais Negu Sillas e Ugo Ludovico, e com mix e master do produtor Ricardo Ponte, Allan Massay compôs músicas essencialmente brasileiras sem rótulo, passeando por elementos que variam desde o Brega até R&B e Pop, o que é bem típico de sua personalidade como artista.

Assista na playlist abaixo:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!