Tony Hawk's American Wasteland

As trilhas sonoras dos games da série Tony Hawk’s Pro Skater são sensacionais e marcaram uma geração, além de terem introduzido muitos a gêneros como o Punk, Hardcore, Ska e afins. Aliás, dá até pra dizer que o game é responsável por grande parte da popularidade do Punk Rock no início dos Anos 2000.

No entanto, apesar de todas as compilações excelentes feitas ao longo dos anos, foi em 2005 que surgiu a trilha sonora mais marcante da série. Trata-se do álbum que foi feito exclusivamente para o game Tony Hawk’s American Wasteland e que uniu gerações do Punk.

A ideia foi chamar bandas que estavam em alta naquela época, como o My Chemical Romance e o Fall Out Boy, para fazerem covers de suas grandes influências dentro do gênero, o que incluía bandas clássicas como Descendents, Misfits, Black Flag e muito mais.

O resultado não agradou muito na época, com algumas resenhas dizendo que o álbum tinha como alvo “os amantes do Emo e não do Punk”, mas após quase 15 anos de seu lançamento a perspectiva é bem diferente.

Claro que muitas das canções não passam de covers simples e de certo modo o comentário é válido — sem dúvidas a intenção era traduzir os clássicos do gênero para os fãs das bandas mais modernas, e ajudou muitos fãs mirins a descobrirem duas bandas simultaneamente, a original e a que fez a cover. Por outro lado, algumas versões são absolutamente incríveis.

Trazer a roupagem do “Emo”, como foi quase que pejorativamente resumida toda a sonoridade do Punk moderno representada no álbum por bandas como Rise Against e Alkaline Trio, foi uma sacada sensacional e que envelheceu muito bem.

As faixas da trilha sonora jamais irão substituir as originais, mas é legal demais poder ouvir a versão do Thursday de “Ever Fallen in Love”, do Buzzcocks, ou a de “Sonic Reducer” (dos Dead Boys) feita pelo Saves the Day e imaginar como essas bandas icônicas iriam soar dentro de um contexto mais moderno. Também vale destacar a excelente participação do Taking Back Sunday ao juntar duas faixas do Descendents, “Suburban Home” e “I Like Food”.

De toda forma, seja pela nostalgia do próprio game ou pelo interesse nas músicas em si, vale muito a pena relembrar essa reunião de estrelas que, 15 anos depois, podemos reconhecer como bastante ambiciosa. Curta a seguir e saiba quem gravou o que no tracklist logo abaixo!

LEIA TAMBÉM: As 15 melhores músicas dos jogos Tony Hawk’s Pro Skater

Trilha sonora de Tony Hawk’s American Wasteland

  1. Senses Fail – “Institutionalized” (cover de Suicidal Tendencies)
  2. Taking Back Sunday – “Suburban Home/I Like Food” (cover de Descendents)
  3. My Chemical Romance – “Astro Zombies” (cover de Misfits)
  4. Emanuel – “Search and Destroy” (cover de The Stooges)
  5. Saves the Day – “Sonic Reducer” (cover de The Dead Boys)
  6. Dropkick Murphys – “Who Is Who” (cover de Adolescents)
  7. Thrice – “Seeing Red/Screaming at a Wall” (cover de Minor Threat)
  8. The Bled – “House of Suffering” (cover de Bad Brains)
  9. Hot Snakes – “Time to Escape” (cover de Government Issue)
  10. Fall Out Boy – “Start Today” (cover de Gorilla Biscuits)
  11. Alkaline Trio – “Wash Away” (cover de T.S.O.L.)
  12. Thursday – “Ever Fallen in Love” (cover de Buzzcocks)
  13. From Autumn to Ashes – “Let’s Have a War” (cover de Fear)
  14. Rise Against – “Fix Me” (cover de Black Flag)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!