Papa Roach - Infest

O ano de 2000 está bem longe mas são bastante claras as marcas que o Nu Metal deixou na história do rock and roll que conseguiu invadir o mainstream.

Liderado por KoRn e Limp Bizkit, o subgênero do Heavy Metal era conhecido pela mistura de guitarras pesadas e elementos de outros estilos como Hip Hop, Funk, Rock Alternativo e Industrial.

Iniciando a carreira em 1993, a banda californiana Papa Roach viu o KoRn emplacar vários sucessos em discos clássicos como Live Is Peachy (1996), Follow The Leader (1998) e Issues (1999).

Além disso, chegou a 2000 com seu primeiro contrato com uma grande gravadora e viu que o estilo que tocava estava tendo muito sucesso nas rádios com bandas parecidas, como o Limp Bizkit que estourava nas rádios do mundo todo e na MTV com os mega hits de Significant Other (1999) e Chocolate Starfish and the Hot Dog Flavored Water (2000).

Nesse contexto, o Papa Roach lançou seu segundo álbum, primeiro por uma major, com Infest.

Continua após o vídeo

https://www.instagram.com/p/B_Z-bsZnY62/

Papa Roach e Infest

Apesar de beber claramente nas fontes do Nu Metal, o Papa Roach apostava em elementos diferentes como a voz de Jacoby Shaddix tento bastante ênfase e momentos melódicos, além de menos Hip Hop do que Fred Durst fazia, por exemplo.

Além disso, em vários momentos o grupo se aproxima mais do Alternative Metal do que do Nu Metal, já que não só deixa para trás os vícios do gênero como também adiciona elementos que colocam o grupo próximo das bandas do Rock Alternativo dos Anos 90.

Duas canções viraram hits supremos no álbum: “Last Resort” e sua introdução que coloca qualquer um pra bater cabeça no primeiro minuto, e a pesada “Broken Home”, com sua letra densa a respeito de problemas familiares.

Continua após o vídeo

Mas indo além dos singles, você vai perceber que não apenas trata-se de um grande álbum no conjunto, como uma série de referências a outras sonoridades misturadas ao som que dominava as rádios e a MTV no início dos Anos 2000.

As guitarras da introdução de “Dead Cell”, por exemplo, lembram muito mais a sonoridade de Seattle do que os sons do KoRn, e “Revenge” remete mais ao Rage Against The Machine do que aos grupos de Nu Metal.

“Between Angels And Insects”, outro single, lembra bastante bandas como o Bush, ligadas ao Grunge.

20 Anos Depois…

O Papa Roach nunca encerrou as atividades e em 2019 lançou seu décimo disco de estúdio com Who Do You Trust?

De lá pra cá, porém, nunca teve o mesmo sucesso com público e crítica, com muitos questionando os caminhos abordados pelas novas sonoridades da banda.

Infest foi uma estreia triunfal em uma grande gravadora e um verdadeiro marco para o Rock dos Anos 2000, mas também parece ter sido o ápice para os músicos que parecem não ter conseguido mais atingir o mesmo nível de qualidade do início de carreira.

O terceiro disco, Lovehatetragedy (2002), ainda emplacou sucessos como “She Loves Me Not” e deixou bem claras as influências em faixas da versão deluxe, com covers de Pixies e Faith No More, mas o grupo parece ter ficado intimamente ligado ao Nu Metal.

Mesmo que injustamente, a associação da mídia aconteceu e quando o subgênero desapareceu do mainstream, levou junto o espaço dos seus principais nomes.

Hoje é dia de apertar play bem alto e ouvir Infest no último volume!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!