Eddie Van Halen e Fred Durst
Fotos via Wikimedia Commons

O mundo do Rock e do Metal é cheio de histórias bizarras e isso não é novidade para ninguém. Quando se fala do Nu Metal, então, e em especial de bandas como o Limp Bizkit, a fama das “tretas” é constante.

No entanto, um cara costumeiramente visto como quieto pode ter protagonizado um dos episódios mais bizarros que já relatamos por aqui. Trata-se de Eddie Van Halen, que teria apontado uma arma para Fred Durst, vocalista e líder do Bizkit, lá por volta de 2001.

Pelo menos é o que diz um novo livro publicado pelo diretor Andrew Bennett, contratado pelo Van Halen para filmar sessões da banda entre 2004 e 2007. Vale lembrar, no entanto, que o trabalho de Bennett não deixou os caras satisfeitos e virou até disputa judicial em 2018 — ainda assim, rendeu um livro com algumas histórias como a que você confere a seguir (via Ultimate Classic Rock).

O dia em que Eddie Van Halen (supostamente) apontou uma arma para Fred Durst

Segundo a publicação que reproduziu trechos do livro, tudo começou quando Wes Borland deixou o Limp Bizkit e a banda precisava de um substituto. Em uma festa, Durst e Eddie se conheceram e um executivo de gravadora brincou dizendo que o guitarrista seria a escolha perfeita para a vaga de Borland.

Depois de Fred brincar dizendo que seria “o melhor guitarrista de todos os tempos tocando com a pior banda de todos os tempos”, Eddie teria respondido com “Foda-se, vamos tocar” e a ideia se concretizou. Mas, como já era de se esperar, não deu muito certo e por um motivo peculiar: maconha.

Nem um pouco fã da droga, Eddie se irritou quando os integrantes da banda de Nu Metal começaram a fumar e teria chegado a descrever o sentimento de estar lá como sendo um “doutor em meio a crianças da pré-escola”. A irritação foi tanta que ele saiu sem nem pegar seus equipamentos, e teve que tentar entrar em contato com Durst para buscar suas coisas — mas não teve sucesso.

Foi aí que ele resolveu dar um jeito na situação com suas próprias mãos, segundo Bennett:

O Eddie uma vez comprou um veículo de ataque em um leilão militar. Ele tem uma arma brilhante montada na sua traseira e não é legal juridicamente falando. O Eddie dirigiu esse veículo por Los Angeles, adentrou Beverly Hills, e então estacionou e o deixou ligado no quintal da casa em que o Limp Bizkit ensaiava. Ele saiu sem camisa, com seu cabelo em formato de coque samurai, sua calça jeans sendo segurada por uma corda e botas de combate presas com fita adesiva. E ele tinha uma arma na mão.

Bennett, então, lembra de como Eddie teria explicado a história para ele:

Aquele cuzão atendeu a campainha. Eu coloquei minha arma naquela porra daquele boné vermelho dele, e eu disse, ‘Cadê minhas coisas, filho da puta?’ Aquele merda só virou para um de seus empregados e começou a gritar para ele ir pegar as minhas coisas.

O autor finaliza dizendo que Eddie Van Halen ficou, então, sem camisa no quintal de uma residência na área nobre de Los Angeles em plena luz do dia, fumando um cigarro enquanto apontava uma arma para Fred Durst — o qual estava indo e voltando do veículo militar carregando amplificadores e guitarras.

Sinceramente, vai ser difícil saber se essa história é verdadeira ou não, mas de toda forma é um belíssimo causo. Para saber mais, você pode procurar o livro Eruption in the Canyon: 212 Days and Nights with the Genius of Eddie Van Halen, por enquanto ainda não disponível no Brasil mas que pode ser comprado internacionalmente por este link.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!