Primeiro vídeo do YouTube

Em fevereiro de 2005, três funcionários do PayPal resolveram criar uma ferramenta onde poderiam disponibilizar seus vídeos online.

Mal sabiam Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim que ao fundarem o YouTube, estariam revolucionando a Internet.

Entre as histórias a respeito das motivações para um site dessa natureza aparecem várias explicações, desde a frustração de Karim para encontrar vídeos do incidente com Janet Jackson no Super Bowl de 2004 até o tsunami no Oceano Índico daquele mesmo ano.

Há ainda versões que dizem que Hurley e Chen queriam criar uma “versão em vídeo” de sites de relacionamento, e outra história contada por aí diz que a dupla queria compartilhar os vídeos de uma festa mas não encontraram um lugar para fazê-lo.

15 anos depois, tudo isso não importa, já que o fato é que o YouTube foi criado, disponibilizado para o público e tornou-se a referência global em vídeos de toda natureza, criando até a famigerada profissão de YouTuber.

O Primeiro Vídeo do YouTube

Hoje, dia 23 de Abril de 2020, a plataforma de vídeos está celebrando uma marca importante, já que foi nesse dia, há 15 anos, que o primeiro vídeo foi enviado e publicado lá.

A estreia não foi nada glamourosa, já que contou com um vídeo de apenas 18 segundos no canal de Jawed onde o próprio aparece falando sobre as trombas de elefantes no zoológico de San Diego.

Podendo ser visto logo acima, ele claramente não tem nada demais, mas tornou-se um marco da tecnologia ao abrir as portas para um dos serviços gratuitos mais populares da Internet.

História do YouTube e Compra Pelo Google

A popularidade do YouTube veio de forma bastante rápida, e já em Novembro de 2005 teve a marca de um vídeo com mais de 1 milhão de visualizações: um comercial da Nike com Ronaldinho Gaúcho, o primeiro “viral”.

Novembro também ficou marcado por um investimento de 3.5 milhões de dólares e em Dezembro veio a abertura para o público, já que até então apenas convidados poderiam fazer testes com a plataforma.

Pouco tempo depois, em Outubro de 2006, o Google anunciou que estava comprando o YouTube por nada mais, nada menos do que 1.65 bilhões de dólares em ações da empresa.

Quando percebeu que seu próprio produto, o Google Video, não conseguiria competir com a marca, resolveu incorporá-la à família e transformá-la cada vez mais em símbolo de vídeos na Internet, o que na prática acontece até hoje.

Nesses últimos anos todos, o YouTube virou símbolo de música, games, entretenimento e na era da pandemia do novo Coronavírus, lives gigantescas.

Parabéns aos envolvidos!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!