(vídeo: Bruno Sartori / @brunnosarttori)
Ouça nova versão do disco ao vivo do Pink Floyd!  

Já pensou em poder ver suas bandas preferidas cantando as músicas em português? Graças ao deepfake, técnica usa inteligência artificial para simular movimentos faciais em vídeos, isso já é possível.

Quem está testando essa tecnologia é o brasileiro Bruno Sartori, jornalista e criador de conteúdo conhecido como “bruxo dos vídeos”. Em suas redes sociais, ele posta vídeos desse tipo toda semana, geralmente humorísticos, com críticas sociais e políticas.

Recentemente, ele demonstrou um uso musical dos deepfakes e recriou um vídeo de 1976 da música “Fernando”, da banda sueca ABBA, em que as vocalistas aparecem “falando” português. Ele utilizou o áudio da versão da cantora Perla, gravada no mesmo ano.

Em entrevista ao podcast do TMDQA!, Bruno explicou que, no futuro, os filmes, séries e clipes musicais poderão não apenas serem dublados, mas também “labializados”. Além de garantir mais entretenimento, a técnica pode facilitar a compreensão de pessoas surdas.

No episódio, que você pode ouvir no final desta matéria, o jornalista também nos alertou sobre usos indevidos dos deepfakes em ano de eleição e pandemia, e como podemos “treinar nosso cérebro” para reconhecer o que é real e o que não é.

ABBA canta “Fernando” em português