Hamilton de Holanda
Crédito: Livia Sá

O cantor Hamilton de Holanda se desafiou a compor uma música por dia desde o início do ano, no projeto chamado Tipos, e vem disponibilizando todas as faixas em seu canal oficial no YouTube. A mais recente, de número 89, ganhou o nome de “Autorretrato” e já está na plataforma de streaming.

Em 2020, Hamilton celebra duas décadas da criação do bandolim de 10 cordas, hoje difundido em todo o mundo. Também no ano 2000, o músico sugeriu ao então senador Arthur da Távola a criação de um dia dedicado ao choro.

Através de lei sancionada em Setembro daquele ano pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, assim nasceu o Dia Nacional do Choro, comemorado na data de nascimento de Pixinguinha, 23 de Abril.

Pedro Mann

Pedro Mann
foto: Fernando Young

O cantor, compositor e multi instrumentista carioca Pedro Mann lançou nas plataformas digitais a faixa “Pela Janela”, que chega com um clipe gravado pelo próprio artista.

A música foi composta em parceria com Beto Landau durante estes dias de isolamento social, quando a solidão dos dias de quarentena serviu como inspiração para Pedro.

“Nesse lançamento quis traduzir um pouco dos meu dias de quarentena. A letra de fala sobre encontrar um lugar de paz dentro da gente, um lugar que não nos deixe desabar diante das notícias do mundo”, conta o músico, que atualmente prepara seu novo álbum de estúdio.

Machete Bomb

Machete Bomb
foto: Vinicius Grosbelli

A banda curitibana de heavy samba Machete Bomb liberou no YouTube uma live session da música “Pixo Reto” com as participações de Alienação Afrofuturista e Thestrow. A faixa, que faz parte do projeto MXT coMvida, mistura rap, samba, heavy metal e drum’n’bass.

“A música fala sobre mandar a verdade e usar a verdade como cura. Conta
também com um solo insano de cavaco, num estilo chorinho heavy metal. Para
mim, a melhor música do álbum”, comenta Madu Madureira, produtor e líder da banda.

Hipertrópico

Hipertropico
foto: divulgação

O grupo Hipertrópico lançou recentemente nas plataformas de streaming seu primeiro EP, homônimo. O compacto apresenta três faixas e foi gravado no espaço cultural Espaçonave.

Atualmente, a formação da banda conta com Vinicius Carneiro na guitarra, Pedro Lot na bateria, Roberto Moreira no baixo e Rafael Felix nos sopros.

Guma

Guma
foto: divulgação

Em meio ao distanciamento social, a banda pernambucana Guma disponibilizou nas plataformas de música o single “Braba”. A faixa tem a produção assinada por Marcelo Machado, guitarrista da Mombojó, e ganhou um lyric video através do Projeto Ciberdelia.

“A gente sentia que faltava uma música em Cais sobre uma das personagens mais interessantes do livro: Rosa Palmeirão. Em um encontro da banda, discutimos sobre como seria uma música para essa personagem, que é muito complexa e instigante. A letra de Braba nasceu assim, com contribuição dos três músicos de Guma”, conta Katarina Nápoles, vocalista do grupo.

“Braba” é o primeiro lançamento neste ano da Guma, que promete lançar novos materiais em breve.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!