Alteris
Foto: Divulgação

Já parou para refletir sobre o que nos faz brasileiros? Essa cultura tão colorida foi resultado de diversos fatos históricos que moldaram a sociedade brasileira como única. E é sempre bom termos isso em mente, especialmente agora, em tempos de informações supérfluas e tentativas de negações da história nacional.

Foi com a proposta de reforçar a mistura que marca nossa sociedade, a banda carioca Alteris lançou o clipe para seu mais recente single, “Ancestral“. A faixa ainda conta com a participação de Yashmin Nunes (Piramidal) nos vocais.

O vídeo tem produção e direção da Projete Filmes. Confira-o abaixo, com exclusividade do TMDQA!:

 

“União de pessoas sem julgamentos ou interesses”

A melodia de “Ancestral” traz elementos que comprovam a amplitude musical brasileira, como a sonoridade do agogô, do atabaque, do bongô e do pau de chuva. Enquanto isso, a letra reflete sobre raízes e ancestralidade, deixando clara a importância dos nossos antepassados africanos na moldagem do Brasil. A música levanta a bandeira contra qualquer tipo de racismo ou intolerância religiosa.

Já o clipe contempla uma espécie de ritual de celebração à mistura e ao convívio. O novo, o que está por vir, também é ovacionado, representado pela figura transformadora do fogo, que é central no clipe. “Música é isso: possibilita a união de pessoas sem julgamentos ou interesses, apenas com o objetivo de viver aquele momento”, conta o vocalista João Barros.

A ideia para o vídeo surgiu de um sonho do baixista Igor Telles, que envolvia um ritual em comemoração à miscigenação brasileira. De acordo com Igor:

O ancestral é, além de tudo, um sobrevivente, um descobridor. Por mais que nós da Alteris sejamos caucasianos, trazemos em nosso interior o respeito e a admiração aos povos originários da África, que são a raiz de tudo o que somos.

E aí? O que achou do novo clipe da Alteris? Deixe sua opinião nos comentários!

https://www.instagram.com/p/B_LHNUCHB2V/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!