Mais a soma de seus possíveis - Pt​.​1 - Vários Artistas
Foto: capa da coletânea "Mais a soma de seus possíveis - Pt​.​1" - Vários Artistas

Uma das regiões do país mais criativas musicalmente é, sem dúvida, Brasília. Como prova disso, o selo independente brasiliense Dobradiça Enferrujada Discos reuniu 14 músicos da capital federal em uma compilação mais que autêntica.

Com o título de Mais a soma de seus possíveis, a coletânea, que foi liberada em duas partes e que marca o 11º lançamento do selo, é um registro de improvisações e composições autorais desacompanhadas, onde cada músico explora elementos como tigelas, clarineta, cravo e até percussão corporal para desenvolver texturas contemporâneas e instigantes.

Masterizada por Pedro Menezes, no Estúdio Confraria, a coletânea conta com arte de autoria de Uirá Ryker e com os artistas Ca Rócha (tigelas e voz), Lucas Mattoso (garrafinha, didgeridoo, percussão corporal e voz), Victor Rodrigues (Eletrônicos), Yuki Shimura (cravo), Gaspar Barrios (contrabaixo acústico e eletrônicos), Caio Fonseca (bateria), Daniel Pitta (saxophone soprano), Vida Viera (eletrônicos), Rafael Bacellar (teclado), Luiz Rocha (clarineta), Biophillick (eletrônicos), Marilia Nobrega (violoncello), Andre Togni (bateria) e Kino Lopes (guitarra e eletrônicos), fundador do selo.

Lopes, inclusive, comentou sobre a idealização do lançamento:

O projeto reúne as consequências das pesquisas em formação solo dos 14 participantes, com operações que vão desde a livre improvisação em cima de uma única nota, a completa remixagem da faixa de outro artista do mesmo disco, a possível narração de um evento, a composição escrita que destrói e reconstrói um instrumento como o cravo, com o fio condutor entre as performances sendo o fazer de coisas que não sabemos o que são, que nos pegam de surpresa, e que não deixam outra lembrança senão a de uma possibilidade.

Ouça a primeira e a segunda parte da compilação aqui. Abaixo, confira o teaser.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!