Documentários de Música para ver na quarentena

Há alguns dias publicamos por aqui uma lista com 15 documentários musicais para você ver durante o isolamento.

Pois em pleno feriado, no meio da quarentena, dá pra maratonar a primeira lista e mais uma, não é mesmo?

Pensando nisso, montamos esse editorial com outros 15 filmes e séries para entender as histórias de estilos tão distintos que vão do Metal ao Hip Hop passando pela música Pop.

Divirta-se!

O link para a primeira lista é esse aqui.

 

Who The F**k Is That Guy? (2017)

Who The F**k Is That Guy?

O documentário fala sobre a vida de Michael Alago, porto-riquenho radicado em Nova York que aos 24 anos de idade ofereceu um contrato de gravadora ao Metallica.

Em sua carreira, ainda trabalhou com nomes como Misfits, Cyndi Lauper e Nina Simone.

Duração: 1h 17m

Link: Netflix

 

Gaga: Five Foot Two (2017)

Lady Gaga mostra seu lado vulnerável em teasers de novo documentário
Foto: Divulgação

Lady Gaga expõe o processo criativo e de gravação de Joanne, seus dramas pessoais e a preparação para seu show no intervalo do Superbowl.

Duração: 1h 40m

Link: Netflix

 

Hip-Hop Evolution

Hip-Hop Evolution

A série percorre a história do Hip-Hop desde os seus alicerces até a popularização na mídia, passando, é claro, pelas batalhas sangrentas entre a Costa Oeste e a Costa Leste dos Estados Unidos.

Além de mostrar artistas do gênero, também tem episódios dedicados a produtores, bastidores e muito mais.

Link: Netflix

 

Remastered: Who Shot The Sheriff? – A Bob Marley Story (2018)

Re:Mastered - Who Shot The Sheriff?

O documentário fala sobre a tentativa de assassinato da qual o lendário Bob Marley escapou em 1976 no meio de uma verdadeira guerra política na Jamaica.

Duração: 57m

Link: Netflix

 

Guitar Days (2018)

Guitar Days: doc sobre rock alternativo nacional busca apoio no Catarse

O documentário brasileiro fala sobre uma importantíssima cena nacional que carregou influências lá de fora para fazer rock and roll barulhento e em inglês.

Contando com depoimentos de nomes fundamentais para a cena, envolvendo jornalistas, músicos, donos de gravadora e mais, o filme é um prato repleto de informações a respeito de um momento que influenciou gerações a pegarem suas guitarras e formarem novas bandas pelo país todo.

Você pode encontrar mais informações no site oficial.

 

27 – Gone Too Soon (2017)

27 - Gone Too Soon

O documentário fala a respeito do famigerado “Clube dos 27”, que engloba nomes da música que nos deixaram cedo demais, aos 27 anos de idade, como Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse e Jim Morrison.

Duração: 1h 10m

Link: Netflix

 

Do Underground Ao Emo (2013)

Do Underground Ao Emo

Não há dúvidas de que o movimento Emo foi o último a furar a bolha do underground e explodir no mainstream aqui no Brasil quando o assunto são guitarras e bandas.

Pois o diretor Daniel Ferro decidiu documentar tudo isso através de um registro repleto de momentos históricos e depoimentos de quem estava lá.

 

Cartola – Música Para Os Olhos (2007)

Cartola - Música Para Os Olhos

O filme dos diretores Lírio Ferreira e Hilton Lacerda mostra a história de um dos mais importantes compositores da história da música brasileira, o lendário Angenor de Oliveira, conhecido como Cartola.

A viagem deliciosa mostra o autor de clássicos como “As Rosas Não Falam” e “O Mundo é um Moinho”.

Dá pra ver no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=E3nzLCMgztA

 

Os Anos do Heavy Metal – O Declínio da Sociedade Ocidental Parte II (1988)

Documentários para entender o rock - Anos 80

“Os Anos do Heavy Metal – O Declínio da Sociedade Ocidental” é um documentário dirigido pela Penelope Spheeris e traz um panorama da cena heavy metal de Los Angeles entre os anos de 1986 e 1988. O longa conta com imagens de shows e entrevistas com bandas aclamadas da época do chamado “hair metal” como Aerosmith, Kiss, Alice Cooper, e nomes do heavy metal como Motörhead, Ozzy Osbourne, Megadeth, W.A.S.P e mais algumas bandas.

Como disse o vocalista do Motörhead, Lemmy Kilmister: “Esse filme destruiu muitas carreiras. Ele fez todo mundo parecer idiota”. Isso por que os entrevistados aparecem sempre malucos e fazendo coisas um tanto idiotas, e quanto a isso a diretora não tem culpa. Em certo momento, o rei das trevas Ozzy Osbourne aparece fazendo café da manhã em sua cozinha e está tão chapado que consegue derramar metade de uma jarra de suco de laranja fora do copo. O filme é um registro histórico do metal e do hard rock e deve ser visto pelos fãs de rock no geral.

 

Eagles Of Death Metal: Nos Amis (Our Friends) (2017)

Foto: Divulgação

Pouco tempo após o trágico ataque terrorista que tirou a vida de vários fãs de música em Paris, o Eagles Of Death Metal retornou à cidade luz para “terminar” seu show.

Duração: 1h 23m

Link: Netflix

 

Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa (2008)

Documentários para entender o rock - Anos 80

Uma das maiores bandas brasileiras nos anos 1980 (e até hoje), os Titãs ganharam um documentário oficial em 2009, comemorando os 25 anos de carreira, com direção do vocalista e baixista da banda Branco Mello e do cineasta Oscar Rodrigues Alves. O longa foi elaborado com fitas gravadas por Branco Mello desde o início do grupo.

Com sua câmera, Branco registrou shows, bastidores, momentos de descontração em aeroportos e hotéis e vários outros instantes marcantes com a banda. Os vídeos foram gravados em formatos como VHS, Hi-8, Super 8 e mini DV. Apesar de fazer um retrato geral da carreira da banda, o disco traz boas referências dos anos 1980, quando a banda estava em seu auge com o disco Cabeça Dinossauro (1986).

O filme pode ser visto no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=nlcjLWxHvwo

 

Mamonas Para Sempre (2009)

Foto: Divulgação

Lançado em 2009, o documentário sobre a curta e meteórica carreira do Mamonas Assassinas finalmente chegou à plataforma.

Duração: 1h 23m

Link: Netflix

 

Fabricando Tom Zé (2006)

Fabricando Tom Zé

O documentário mostra a inventividade do incrível Tom Zé, seu relacionamento com a esposa Neusa, tão influente em suas composições e trabalhos, além do reconhecimento de artistas como David Byrne (Talking Heads) e Gilberto Gil.

Dá pra ver no YouTube.

 

Chico Science – Caranguejo Elétrico (2016)

Chico Science - Caranguejo Elétrico

Por falar em gênio, esse documentário mostra o trabalho incrível de Chico Science, que fez história ao lado da Nação Zumbi e nos deixou cedo demais após um acidente automobilístico.

Dá pra ver no YouTube.

 

Guidable – A Verdadeira História do Ratos de Porão (2008)

Guidable - Documentário sobre o Ratos de Porão

O Ratos de Porão é um daqueles raríssimos casos de bandas extremas, que misturaram Punk com Heavy Metal e ainda assim se tornaram parte da cultura popular de um país.

Para a nossa alegria, o país é o Brasil e esse documentário mostra a trajetória da banda que gritou contra o sistema, compôs letras que são atuais até hoje, popularizou-se internacionalmente e lidou com o caos interno e externo para nunca encerrar as atividades.

Dá pra ver no YouTube.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!