La Casa de Papel, Professor
Ilustração de La Casa de Papel via Shutterstock

O já aclamado seriado espanhol La Casa de Papel ganhou sua quarta temporada recentemente na Netflix, como te contamos por aqui.

Em seus novos episódios, o foco das atenções foi a personagem Nairobi (Alba Flores), que terminou a terceira parte em apuros e tornou-se uma grande questão agora. Porém, mesmo tendo chegado há pouco tempo, muita gente já devorou os episódios da série e anseia pelos novos capítulos.

A seguir, você confere tudo que já sabemos sobre a quinta temporada de La Casa de Papel. Mas cuidado com os spoilers da quarta parte, se ainda não tiver assistido tudo!

La Casa de Papel: data de lançamento da quinta temporada

Não há, ainda, qualquer confirmação de data para recebermos os novos episódios. O que sabemos é que o criador do programa, Álex Pina, contou em entrevista (via NME) que “alguém sabe que haverá [uma quinta temporada], mas nós não”.

Ainda assim, poderíamos estimar pelos intervalos anteriores (nove meses entre a terceira e a quarta temporadas) que a nova parte chegaria até o final deste ano. No entanto, com a situação do coronavírus obrigando a Netflix a cancelar todas as suas produções originais, é possível que esse prazo se estenda.

Elenco: quem irá voltar e quem deve sair?

Nairobi pode ter morrido nessa última temporada, mas é bem provável que a atriz Alba Flores continue aparecendo (de forma similar ao que aconteceu com Berlim, Moscou e Oslo anteriormente).

Em questão de personagens ainda vivos, os nomes são liderados pelo Professor (Álvaro Morte), com os membros da gangue Tóquio (Úrsula Corberó), Lisboa (Itziar Ituño), Rio (Miguel Herrán), Denver (Jaime Lorente), Estocolmo (Esther Acebo) e Helsinki (Darko Peric) e ainda Arturo Román (Enrique Arce).

Há algum trailer ou teaser da quinta temporada?

Por enquanto, ainda não. Nenhum vídeo da quinta parte de La Casa de Papel foi revelado ao público.

A quinta temporada será a última de La Casa de Papel?

Pra falar a verdade, nem mesmo a quinta temporada está oficialmente confirmada pela Netflix ainda. Como falou o coordenador de roteiro Javier Gómez Santander ao El Mundo:

Com ‘La Casa de Papel’, nós jogamos jogo a jogo, tipo o [Diego] Simeone [ex-jogador de futebol e atualmente técnico do Atlético de Madri]. Capítulo por capítulo, sequência por sequência, linha por linha. Nós nunca paramos pra pensar quanto tempo a série pode durar. Se nós soubéssemos o tamanho do fenômeno, nós nunca teríamos pensado em matar o Berlim.

Portanto, não dá para saber muito por enquanto. Ainda assim, tudo indica que a quinta temporada irá acontecer e rumores (da publicação espanhola Marca) ainda apontam para uma sexta parte. Tomara!

O que acontecerá na quinta temporada?

A quarta temporada termina com Lisboa entrando no banco enquanto o Professor é encurralado pela inspetora Alicia Sierra. Isso, a princípio, está deixando a gangue presa em uma armadilha.

A tendência é vermos a resolução dessa situação de alguma forma, e provavelmente teremos o Professor arquitetando novos roubos. Tem muita gente inclusive dizendo que a inspetora irá entrar para o bando, sendo que a própria Netflix fez um meme dizendo que ela deveria se chamar Taubaté (fazendo referência à Grávida de Taubaté, que fingiu uma gravidez em rede nacional há alguns anos).

No entanto, Álex Pina contou em entrevista que pensa em algumas possibilidades de spin-offs, “graças às fortes e poderosas identidades de alguns personagens”. Ele diz:

Nós sempre procuramos por personagens que têm um design bem complexo, cheio de camadas. Então eu acho que quase todos os personagens de ‘La Casa de Papel’ têm uma dualidade que nós gostaríamos de ver em spin-offs. Nós poderíamos assistir a qualquer um deles em outros contextos.

Dentre os candidatos, Pina acredita que Arturito poderia ter “uma comédia de humor negro”. Além de Berlim, é claro: “um misógino, um psicopata, egocêntrico, narcisista, delinquente, estuprador… mas ainda com várias pessoas que o adoram, porque ele dá valor à amizade, lealdade e fraternidade”.

Ele ainda cita Nairóbi, o Professor, e Denver como personagens com “seus próprios charmes” e diz que gostaria de escrever sobre “todos eles” em spin-offs. Pode mandar tudo pra cá!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!