Barroso
Foto: Divulgação

O “Pai Nosso” é a oração mais conhecida do Cristianismo e, possivelmente, a mais recitada no mundo inteiro. A poesia contida na letra desse mantra religioso é repetida de geração em geração. No entanto, a oralidade pode fazer com que os significados se percam com o decorrer do tempo.

Atualizando a oração para tempos em que precisamos nos preocupar com o ser humano, o cantor e ator Barroso escreveu “Ato 1 – Amar“. A faixa, lançada hoje (10), integrará seu novo álbum, que também contará com as já lançadas “Ato II – Coragem” e “The Big Bang Theory e Coisas Mais“.

Essas faixas introduzem entram na narrativa do novo disco ao introduzirem dois dos quatro atos que resumirão sua narrativa. Além de “Coragem” e “Amor”, também existirá “Origem” e “Sabedoria”.

 

O verbo “gentilar”

Apesar de curta e simples, a faixa diz bastante. Usando a métrica do “Pai Nosso”, a poesia reflete sobre a atenção que precisamos dar para nós mesmos e para os outros. A letra revela a criação de um novo verbo: “gentilar”.

Sobre essa liberdade poética, Barroso explica:

Essa releitura tem muita coerência com a minha arte, com a pluralidade, divindade e desconstrução. Ao inventar esse novo verbo, gentilar, minha sugestão é que ele seja realmente colocado em prática. Amar é um princípio humano inerente a tudo o que fazemos: é o início, o meio e o fim. Filho do verbo amar, gentilar é o que nos faz sermos humanos melhores, mais elevados. A nossa passagem aqui é sobre isso. Não foi a toa que viemos em coletivo para esse planeta.

 

Participação de Leyllah Diva Black

Leyllah Diva Black
Foto: Divulgação

Para interpretar a canção em seu clipe oficial, Barroso convocou a drag queen Leyllah Diva Black. No vídeo, ela atua com uma potência canalizadora, potencializando a mensagem da poesia.

Tudo veio de um processo de observação artística sobre o mundo. “Um jeito só dele, mas que também pode significar muito para as outras pessoas”, diz Leyllah.

Confira abaixo o clipe de “Ato I – Amar”, enquanto aguardamos ansiosamente pelo lançamento oficial do disco:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!