Bill Withers
Foto: Instagram / @slash
 

Na última sexta-feira, dia 3 de Abril, o mundo perdeu o lendário Bill Withers aos 81 anos, devido a uma série de complicações de doenças cardíacas.

Conhecido por hits como “Ain’t No Sunshine”, “Lean On Me” e “Lovely Day”, o cantor e compositor esteve na ativa entre 1970 e 1985, quando sua carreira chegou ao fim após desentendimentos com figurões da indústria da música que o deixaram frustrado.

Mesmo com o curto período como músico, causou um impacto tremendo, tanto que tornou-se parte do Hall da Fama do Rock And Roll em 2015. Não apenas isso, Bill foi uma influência enorme para muitos nomes que atuam hoje na indústria do entretenimento.

Isso ficou mais claro do que nunca, com artistas e bandas como Nile Rodgers (Chic), Slash e tantos outros prestando suas homenagens. Recentemente, quem também fez um belo tributo ao cara foi a Stereogum, separando 10 músicas que ajudam a manter vivo o legado de Withers.

A lista vai de clássicos do rap a canções mais modernas, e você pode conferir logo abaixo.

James Blake – “Radio Silence” / “Hope She’ll Be Happier”

Ainda que não seja tecnicamente um sample, a faixa de James Blake traz em sua primeira estrofe letras que fazem referência à clássica canção de Bill Withers.

UGK – “Use Me Up” / “Use Me”

Fatboy Slim feat. Macy Gray – “Demons” / “I Can’t Write Left-Handed”

Kendrick Lamar – “Sing About Me, I’m Dying of Thirst” / “Use Me”

Kanye West – “Roses” / “Rosie”

2Pac feat. Wyked & Poppi – “Papa’z Song” / “Soul Shadows”

Cam’ron feat. Mase – “House & Carriage” / “Who Is He (And What Is He To You)?”

Dr. Dre – “Let Me Ride” / “Kissing My Love”

T.W.D.Y. – “Player’s Holiday” / “Lovely Day”

Blackstreet feat. Dr. Dre & Queen Pen – “No Diggity” / “Grandma’s Hands”