ÀIYÉ desconstrói o mito em parceria com Vitor Brauer
Foto: Divulgação

Em parceria com Vitor Brauer, Larissa Conforto lançou um clipe pesado para “O Mito e a Caverna”. A faixa é lançada sob a alcunha ÀIYÉ, novo projeto da artista.

Com uma mensagem política bem direta, a letra faz uma reflexão sobre o fogo, a queima, a perda de memória paralela à construção de um mito, e se relaciona diretamente com o Mito da Caverna do filósofo grego Platão.

A artista explica que a canção, assim como o texto do filósofo, fala sobre esse prisioneiro se encontra com a natureza, as formas reais, a verdade. Junto com essa descoberta, nasce a fraternidade.

A pessoa que descobre a verdade não quer viver sozinha nesse novo mundo. Ela quer dividir essa experiência com seu povo, e volta para buscá-los, para contar-lhes o que descobriu. Mas, então, quando confrontados com essas novas ideias, os outros prisioneiros não aceitam. Eles defendem as próprias correntes, porque é tudo o que conhecem. Mas, como diz a letra da música ‘os mitos caem por terra, um após o outro, quando encontram a verdade / e a verdade chega, minha amiga, ainda que tarde.

A ideia do clipe, que contou com direção de André Morbach, surgiu da performance de ÀIYÉ na qual ela criava loops com beat e voz, enquanto em um telão reproduzia a tela do computador no qual Larissa buscava no Google por palavras e ideias que tinham a ver com a lua que estava no céu, sob o arcano Xlll (a Lua).

A artista conta que o fio condutor para a pesquisa do vídeo foi buscar imagens, notícias e materiais que expressassem o momento político complicado que passamos, mas há também um viés de fé no futuro. “Por outro lado, a mensagem é de esperança. De que juntos podemos mudar as coisas, quebrar os padrões, transformar o paradigma”, finaliza.

“O Mito e a Caverna” faz parte de Gratitrevas, lançado no dia 20 de Março.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!