Chris Cornell do Soundgarden em 2012
Foto de Chris Cornell via Shutterstock

O isolamento social é uma das medidas mais importantes nesse momento de crise global de saúde. Crianças, estudantes e grande parte dos trabalhadores estão em casa, para tentar diminuir o contágio do novo coronavírus. Mas nem todo mundo sabe lidar com a quarentena, e esse período pode ser um tanto entediante.

Por isso, lembre-se: a música ainda não está cancelada! A cultura pode nos salvar nesse momento, seja por meio de livros, filmes ou… podcasts. Fizemos um levantamento dos 8 episódios mais escutados do podcast Tenho Mais Discos Que Amigos nesses 3 anos no ar, pra você colocar o fone de ouvido e escutar enquanto bota as gavetas em ordem e cuida das tarefas domésticas.

Pronto pra maratonar? Veja abaixo a lista e comente qual o seu preferido!

8 episódios mais ouvidos do podcast TMDQA!

Debate #47 – Especial Chris Cornell: vida e carreira

Quando o cantor iria completar 55 anos, fizemos um especial sobre o cara que colocou três bandas na história do rock – Soundgarden, Temple of the Dog e Audioslave – e apoiou tantas outras da cena. Com um talento vocal impressionante e inigualável e uma personalidade generosa, Chris Cornell está eternizado com um dos maiores vocalistas de todos os tempos, e um dos nossos episódios mais ouvidos.

A Melhor Banda do Mundo Segundo Eu Mesmo #3 – Blur vs. Oasis, com MariMoon

No nosso programa de discografias, convidamos a ex-VJ e influencer MariMoon para uma gravação presencial sobre o britpop, um dos movimentos musicais mais queridos vindos da Inglaterra nos anos 90. Destrinchamos as carreiras dos polêmicos Blur e Oasis pra tentar responder finalmente: qual banda foi maior?

Debate #51 – FIM DE 2019! Melhores discos da década

Com a galera toda do site reunida, elencamos os maiores discos, músicas, artistas e acontecimentos da década de 10. Passamos pelas reuniões de bandas gigantes, novas rainhas do pop, ressurgimento do blues e rock clássico, festivais inesquecíveis e o disco voltando a ganhar força, sem falar nos 10 anos de TMDQA!

Sampleado #3 – Refavela e o Afrobeat brasileiro

No programa em que o DJ Diego Franchi traz, uma vez por mês, histórias de músicas atuais que se inspiraram em clássicos do soul, funk e R&B dos anos 60 a 80, falamos sobre a trilogia “Re” (os discos Refazenda, Refavela e Realce) de Gilberto Gil, quando o cantor revisitou suas raízes nordestinas e africanas e acabou definindo o groove brasileiro dos anos 70. Tem até entrevista com o filho dele, o produtor e também músico Bem Gil.

Debate #43 – Copa América: melhores artistas latinos

Usando a mesma estrutura dos grupos da Copa América de 2019, destacamos nossas bandas e artistas preferidos de cada país, e tentamos definir o que caracteriza a arte dessas regiões. O episódio tem como convidado o produtor Felipe Gonzalez, empresário da banda francisco, el hombre e um dos fundadores da Difusa Fronteira, grupo de gestores culturais que promovem intercâmbios por todo o continente.

A Melhor Banda do Mundo Segundo Eu Mesmo #1 – Radiohead

Para estrear o programa de discografias, escolhemos a banda que mais desperta amores e idolatria por aí – Thom Yorke e sua inventiva e desafiadora banda, o Radiohead, que cria tendências a cada disco, sempre navegando entre o rock alternativo e a música experimental. Durante uma hora, falamos de todos os álbuns dos britânicos, performances ao vivo, curiosidades e músicas do coração.

Debate #29 – Músicas para entender os anos 2000

Algo que ajuda a entender a produção cultural de cada época é dividir o tempo em décadas. Estamos acostumados a associar o new wave e a disco music aos anos 80, por exemplo, assim como o grunge e o hard rock aos anos 90. Nesse episódio definimos a sonoridade característica dos anos 2000, época do indie e do pop, através das próprias letras, clipes e figurinos de canções icônicas.

Debate #46 – Música e drogas, com Luís Navarro

Polêmica! Discutimos a relação entre música e as drogas, que influenciaram comportamentos, movimentos e estilos musicais ao longo dos anos, foram inspiração para algumas das melhores músicas da história, mas também a destruidora de carreiras promissoras. Nessa gravação presencial, convidamos Luís Navarro, ator de Pico da Neblina, série da HBO que imagina uma São Paulo onde a maconha foi recentemente legalizada.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!