Bandcamp
Foto Stock via Shutterstock

Não há dúvidas: a Bandcamp é uma das plataformas mais incríveis para a distribuição de música online.

Intimamente ligada aos artistas, ela proporciona diversas formas de se comercializar seus sons, desde a liberação de álbuns gratuitos até pagamentos no formato “pague quanto achar justo”.

Pois na próxima sexta-feira, dia 20 de Março, o Bandcamp irá repassar toda sua porcentagem para os artistas, abrindo mão da fatia que cobra para disponibilizar os sons nas plataformas.

Tudo isso por causa do Coronavírus, que causou adiamentos e cancelamentos de apresentações e afetou as vidas de bandas dos mais diversos portes.

Declaração do Bandcamp

Ao falar a respeito, o CEO e co-fundador do Bandcamp, Ethan Diamond, disse:

A pandemia de COVID-19 está com força total e artistas têm sido especialmente atingidos já que turnês e shows estão sendo cancelados. Com uma fatia tão grande do dinheiro indo embora quase que na totalidade, encontrar maneiras de continuar apoiando artistas nos próximos meses é agora uma prioridade urgente para qualquer pessoa que se importe com música e os artistas que a criam. A boa notícia é que já estamos vendo muitos fãs indo à frente para apoiar artistas no Bandcamp.

Para proporcionar ainda mais consciência a respeito do impacto da pandemia em músicos em todos os lugares, estamos abrindo mão da nossa porcentagem nas vendas de sexta-feira, dia 20 de Março (de meia-noite até meia-noite no Horário do Pacífico), e inspirando a comunidade do Bandcamp a colocar o dinheiro tão necessário diretamente nos bolsos dos artistas.

Para muitos artistas, um simples dia de vendas impulsionadas pode significar a diferença entre conseguir pagar o aluguel ou não. Ainda assim, consideramos isso apenas como um ponto de partida. Os músicos continuarão a sentir os efeitos da perda do dinheiro das turnês por vários meses, então compartilhamos outras ideias de como fãs podem apoiar os artistas que amam e como artistas podem entregar aos fãs novas e criativas maneiras de prover apoio.

Pode soar simples, mas a melhor maneira de ajudar artistas é com o seu apoio financeiro direto, e esperamos que vocês se juntem a nós na sexta-feira e através dos próximos meses enquanto trabalhamos para apoiar artistas nesse período tão difícil.

LEIA TAMBÉM: Coronavírus – como ajudar bandas e produtores em tempos de crise

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!