Mulher ouvindo música
Foto de mulher com fone de ouvido via Shutterstock

O modo de se consumir música mudou drasticamente nos últimos anos. Desde a época dos downloads, a mídia física anda perdendo espaço. Isso ficou ainda mais evidente na atual era do streaming. Consequentemente, o consumo de álbuns também sofreu mudanças ao longo dos anos.

Se antes você comprava um disco para ouvi-lo na íntegra, hoje você pode adicionar à sua fila de reprodução a sua faixa favorita de tal álbum e, logo depois, mudar o artista ou o gênero. Aliás, em meio a milhões de opções de músicas para os mais diversos interesses, para que ouvir um álbum completo?

A Deezer fez recentemente uma pesquisa com 8.000 pessoas, distribuídas entre Brasil, Estados Unidos, França e Alemanha. O objetivo foi levantar esclarecimentos para questões envolvendo o consumo musical. A pesquisa chegou a algumas conclusões bem interessantes. Dentre elas, vale destacar que os brasileiros são os que mais ouvem álbuns completos no mundo inteiro!

 

Quando as pessoas ouvem um disco inteiro?

O levantamento da Deezer aponta que quatro a cada dez pessoas buscam consumir álbuns quando precisam de distração. Outras conclusões alcançadas pela pesquisa mostram que, ao ouvir pela primeira vez um álbum completo, sentem-se felizes (48%), animados (46%) e inspirados (24%).

As principais razões para a redução no consumo dizem respeito a estar ocupado(a) e que os artistas não produzem álbuns como costumavam fazer. Será que o formato já é algo ultrapassado para a indústria?

 

Playlists X Álbuns

Pessoa ouvindo música
Foto: Flickr

Como já falado anteriormente, a grande oferta de canções à qual estamos submetido influencia bastante no consumo de música atualmente. Aliás, quase 40% dos entrevistados preferem playlists do que discos.

Por mais incrível que pareça, os millennials (1880 – 1995) são os que mais buscam por álbuns e têm duas vezes mais chances de ouvir um disco inteiro do que os baby boomers (1945 – 1960).

Apesar de os dois formatos ajudarem a fomentar a indústria, o vice-presidente de conteúdo e produção da Deezer, Frederic Antelme, acredita no poder conceitual de um disco inteiro. De acordo com ele:

A quantidade de música boa lançada atualmente é enorme e o tempo que temos disponível está cada vez menor, então não é surpresa que mais fãs de música optem por playlists. Mas os ouvintes não deveriam abandonar os álbuns. Eles representam a visão do artista, contam uma história e te levam a uma jornada musical.

Mas isso significa que o disco está morrendo? Certamente não. Mas é preciso entender as necessidades que os consumidores desenvolveram nos dias atuais. Não à toa, 94% consideram que a alta qualidade de áudio é importante para a audição de álbuns completos. “Álbuns realmente oferecem uma experiência musical mais profunda. É por isso que as pessoas prestam muito mais atenção à qualidade do som ao ouvi-los”, completa Antelme.

 

Existe um gênero favorito para se consumir em forma de álbum?

A pesquisa também levou em consideração a experiência do ouvinte com seus gêneros musicais favoritos. Quando se trata de ouvir um álbum inteiro, pop e rock se destacam no geral.

Gêneros locais também possuem muita força. O sertanejo corresponde ao gênero favorito de 44% dos entrevistados brasileiros, enquanto na França o Variété Français qualifica o gosto predileto de 43% dos entrevistados locais. Na Alemanha, o destaque vai para o Schlager (24%).

Confira abaixo os 10 álbuns mais tocados no Brasil em 2019, de acordo com a Deezer, tal como alguns gráficos baseados nas respostas dos colaboradores da pesquisa. Note no poder que os discos ao vivo possuem aqui!

 

Top 10 gêneros preferidos para ouvir um álbum completo no mundo
Fonte: Deezer
Top 10 gêneros preferidos para ouvir um álbum completo no Brasil
Fonte: Deezer

Top 10 álbuns mais tocados no Brasil em 2019:
1. Todos os Cantos, Vol. 1 (Ao Vivo), de Marília Mendonça
2. O Embaixador (Ao Vivo), de Gusttavo Lima
3. Esquece o Mundo Lá Fora (Ao Vivo), de Zé Neto & Cristiano
4. Tem Moda Pra Tudo, de Matheus & Kauan
5. Prazer, eu sou Ferrugem, de Ferrugem
6. Terra sem Cep (Ao Vivo), de Jorge & Mateus
7. Menos é Mais, de Henrique & Juliano
8. Acústico de Novo, de Zé Neto & Cristiano
9. Terra do Nunca (Ao Vivo), de Dilsinho
10.  O Céu Explica Tudo (Ao Vivo), de Henrique & Juliano

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!