Harvey Weinstein em julgamento
Foto de Harvey Weinstein via Shutterstock

O julgamento do mega produtor de Hollywood Harvey Weinstein chegou ao fim no último dia 24 de Fevereiro. Acusado de abuso sexual por várias mulheres, ele foi considerado culpado de dois dos cinco crimes aos quais respondia: agressão sexual de primeiro grau e estupro de terceiro grau.

Weinstein escapou de uma acusação de estupro em primeiro grau e de duas acusações de agressão sexual predatória, que inclusive poderiam levá-lo à prisão perpétua. Ainda assim, sua sentença — que poderia chegar a 25 anos — atingiu quase a duração máxima.

Como conta o Hollywood Reporter, a pena foi proferida hoje e será de 23 anos de prisão. Quem concedeu o veredito foi o juiz James Burke, baseado em testemunhos que incluíam as duas vítimas cujos casos chegaram à côrte: Miriam Haley Jessica Mann.

A primeira falou ao tribunal na quarta-feira e, segundo o BuzzFeed, contou que ele estava “completamente desconectado da gravidade dos crimes” ao pedir uma sentença “longa o suficiente para ele entender o que fez a mim e às outras e estar verdadeiramente arrependido”.

Já a segunda citou a necessidade de um “tipo especial de maldade” para explorar seu poder político-social ao cometer violência sexual contra indivíduos, dizendo ainda que se sentiu o tempo todo com uma “arma invisível” apontada à cabeça.

Harvey Weinstein na Prisão

Harvey Weinstein foi o principal executivo de Hollywood a ser denunciado quando o movimento #MeToo surgiu, revelando histórias de mulheres que foram abusadas por ele e outros nomes do cinema dos EUA.

Em sua defesa, Weinstein disse ter remorso do que fez mas se mostrou apelativo. Ele fez questão de comparar o que acontecia a ele com o que ocorreu com pessoas que foram marcadas por serem comunistas no passado, além de ter passado bastante tempo falando de suas doações depois de tragédias como o 11 de Setembro e o Furacão Sandy.

Também apelou para o emocional ao falar das testemunhas:

Eu não consigo parar de olhar para a Jessica e Mimi e esperar que algo talvez de nossa velha amizade poderia surgir.

Por fim, Harvey comentou que estava vivendo o “inferno na Terra” por ter que ficar longe de seus filhos. Ele afirmou que suas esposas nunca souberam de seus casos, pois tomou todas as medidas para esconder tudo, e novamente fez um apelo emocional para tentar sensibilizar o juiz.

Impacto da condenação

Ao saírem do tribunal, as mulheres se abraçaram juntamente com as outras testemunhas chamadas para depor — Annabelle Sciorra, Lauren Marie Young, Dawn Dunning Tarale Wulff — entre sorrisos e lágrimas. Em um comunicado, o advogado Cy Vance agradeceu as vítimas por sua “coragem indescritível” e pelos testemunhos e falou sobre a decisão:

Harvey Weinstein usou nada menos que um exército de espiões para mantê-las em silêncio. Mas elas se recusaram a ficar em silêncio, e elas foram ouvidas. Suas palavras derrubaram um predador e o colocaram atrás das grades, e deu esperança a sobreviventes de violência sexual por todo o mundo.

Nós agradecemos à Corte por impor uma sentença que coloca predadores sexuais e parceiros abusivos em todos os segmentos da sociedade em alerta.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!