Notícias

Max von Sydow, o Padre Merrin de “O Exorcista”, morre aos 90 anos

O mundo do cinema acaba de perder uma lenda. Max von Sydow, ator sueco com centenas de trabalhos na carreira, faleceu aos 90 anos neste domingo (8) segundo Variety.

Sydow ficou conhecido inicialmente por seu trabalho com o diretor Ingmar Bergman. Foram 11 filmes com o sueco, incluindo o excelente O Sétimo Selo (1957) que revelou o ator para o mundo.

Advertising
Advertising

As produções hollywoodianas não demoraram a aparecer, e Max decolou com o lançamento de O Exorcista (1973). Lá, ele viveu o Padre Merrin, um dos protagonistas da trama; sua estreia em terras americanas, no entanto, foi como Jesus Cristo em A Maior História de Todos os Tempos (1965).

Sem dúvidas, vale a pena relembrar o trecho de O Sétimo Selo em que Max, caracterizado como o Cavaleiro Antonius Block, conversa com a morte. Veja a seguir.

A causa da morte não foi revelada.

Max von Sydow

Mais recentemente, o ator participou de superproduções como Star Wars: O Despertar da Força (2015). Ele retratou Lor San Tekka, o aliado da Resistência que aparece logo na primeira cena do longa. Até nos videogames ele apareceu, dublando o personagem Esbern em The Elder Scrolls V: Skyrim, clássico dos tempos modernos.

Seu último grande papel foi como o Corvo de Três Olhos, em Game of Thrones (2016). A filmografia de Max von Sydow ainda inclui inúmeros outros sucessos como Duna (1984) e O Escafandro e a Borboleta (2007).

Que descanse em paz, e obrigado pelo legado!

Published by
Felipe Ernani