John Frusciante com o RHCP em 2002
Foto de John Frusciante via Shutterstock

John Frusciante está completando 50 anos neste dia 5 de Março, mas quem ganha o presente é você.

Mais cedo neste dia de hoje, preparamos um especial sobre o cara contando toda a sua história e trajetória dentro e fora do Red Hot Chili Peppers. Entre passagens conturbadas pelo grupo e problemas com substâncias, Frusciante levou a guitarra a lugares antes inimagináveis e reinventou o instrumento dentro do gênero.

Seus riffs, timbres e levadas seriam fundamentais para o sucesso gigantesco da banda no mundo todo. Ainda assim, o músico explorou diversas outras vertentes de sua sonoridade: ele fez carreira solo focada na música eletrônica tanto com seu próprio nome como com o pseudônimo Trickfinger e colaborou com nomes como The Mars Volta (aparece em 5 discos), Omar Rodríguez-López e Josh Klinghoffer, seu substituto mais recente no RHCP com quem não apenas gravou como também formou o supergrupo Ataxia, ao lado de Joe Lally, do Fugazi.

Nessa comemoração histórica, portanto, nada mais justo do que relembrarmos performances históricas do guitarrista. Confira a seguir!

Red Hot Chili Peppers – “Green Heaven/Guitar Solo” (1990)

Red Hot Chili Peppers – “Californication” (2003)

Red Hot Chili Peppers – “Don’t Forget Me” (2006)

Simon & Garfunkel – “For Emily, Whenever I May Find Her” (2006, com o RHCP)

Red Hot Chili Peppers – “Final Jam” (2007, com Josh Klinghoffer)

Bônus: 10 grandes solos de John Frusciante

https://www.youtube.com/watch?v=ctVYuURrv6Q

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!