Nova York em 1911 em 60FPS e 4K
Reprodução/YouTube

Quando se fala em máquina do tempo, muitas vezes o que vem à cabeça é uma viagem ao futuro. No entanto, ir a épocas passadas seria sem dúvidas uma experiência incrível! Enquanto isso não acontece, Denis Shiryaev nos deu a próxima melhor coisa com um vídeo sensacional que permite “visitar” Nova York em 1911.

Usando redes neurais, uma tecnologia inovadora da computação, ele restaurou um vídeo feito pela companhia sueca Svenska Biografteatern em uma viagem aos EUA naquele ano. Para entender melhor, a SAS explica o conceito:

Redes neurais são sistemas de computação com nós interconectados que funcionam como os neurônios do cérebro humano. Usando algoritmos, elas podem reconhecer padrões escondidos e correlações em dados brutos, agrupá-los e classificá-los, e – com o tempo – aprender e melhorar continuamente.

Foi por meio dessa técnica que ele conseguiu deixar o vídeo em qualidade 4K e rodando em 60 frames por segundo, como uma gravação moderna. Denis ainda fez ajustes na clareza do vídeo e o coloriu — ainda que tenha feito questão de frisar que não é um especialista nessa área.

De toda forma, o resultado é estonteante. Abaixo, você pode conferir o vídeo restaurado e compará-lo com o original. Que viagem!

Nova York em 1911 (em 4K e 60FPS)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!