(arte: Henrique Codonho / imagem: Domínio público - Acervo Arquivo Nacional)

Em sua trilogia “Re” (os discos Refazenda, Refavela e Realce), Gilberto Gil revisitou suas raízes nordestinas e africanas, e acabou definindo o groove brasileiro dos anos 70.

O filho do cantor, o produtor e também músico Bem Gil, acaba de lançar o documentário REFAVELA 40, que remonta a participação do pai no Festival Mundial da Cultura Negra, realizado na Nigéria em 1977. Conversamos com ele e com a produtora e dançarina especializada em Afrobeat, Vanessa Soares, para entender a influência de Fela Kuti e a percussão africana no funk e jazz brasileiro da época.

No Sampleado, o DJ Diego Franchi traz, uma vez por mês, histórias de músicas atuais que se inspiraram em clássicos do soul, funk e R&B dos anos 60 a 80, falando da carreira dos artistas mais sampleadas da história.

Ouça abaixo, no Spotify, Apple ou Google Podcasts ou seu reprodutor preferido. Siga-nos em @podcasttmdqa ou @sampleadopodcast, deixe sua opinião e recomende aos amigos!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!