James Hetfield em show do Metallica, 2019
Foto de James Hetfield via Shutterstock

Recentemente, o Metallica cancelou aparições que faria em dois festivais esse ano por conta do tratamento de saúde de James Hetfield.

Em uma carta aberta, o vocalista e guitarrista da banda disse que tem compromissos importantes no seu processo de cura marcados para os finais de semana do Sonic Temple e do Louder Than Life, em Maio e Setembro, e eles não poderiam ser adiados.

Em uma nova entrevista à Ultimate Guitar, o vice-presidente executivo Gary Spivack, da Danny Wimmer Presents, empresa que estava organizando os festivais, falou mais sobre a situação. Ele explicou que os compromissos em questão são “Finais de Semana da Sobriedade”, eventos importantes para quem está no processo de reabilitação, e encheu de elogios as pessoas da equipe do Metallica (via Metal Insider):

Bom, nós recebemos uma ligação dos empresários do Metallica, a Q Prime, que são os melhores no negócio, sem dúvidas, e nos disseram que o James tem ‘finais de semana da sobriedade’ que são finais de semana indispensáveis durante o ano. E, infelizmente, dois desses finais de semana cairiam nos nossos festivais. Apesar do Metallica ainda estar conosco no Welcome to Rockville, Epicenter e Aftershock, nós os perdemos para o Sonic Temple e Louder Than Life. Então, passou a ser, como você sequer pensa em substituir a maior banda no nosso planeta?

Claro que a resposta foi ótima, já que foram anunciados Red Hot Chili Peppers e TOOL para preencher o lugar do Metallica. Mais ainda, Spivack mencionou quão complicado é lidar com bandas dessa proporção e deixou claro que elas são como um “exército”, citando todos os fatores envolvidos na negociação:

Ah, disponibilidade, montagem de rota, eles estão em outros países, estão fora do ciclo. Não é como se fossem só quatro caras que podem subir no avião com suas guitarras. É um exército. Tem uma equipe, técnicos, tem o staff de suporte. Tem um monte de coisa que acontece por trás das cortinas quando se é uma grande banda. Então, é mexer uma máquina, literalmente, para fazer esses shows acontecerem. Felizmente, o RHCP e o TOOL conseguiram fazê-lo conosco.

James Hetfield e preocupações com saúde

Em outro trecho da entrevista, Danny Spivack mencionou a carta de Hetfield e frisou que ficou feliz pelo frontman. Ele também pediu para os fãs que ficaram indignados com o cancelamento que reflitam sobre a situação e leiam o comunicado:

Vá ao site do Metallica e leia o comunicado de James. É de coração, é cru, é do coração. E eu não sei como você pode jogar ódio nisso. É impossível para nós. Um cara focando no seu bem-estar e querendo melhorar, isso é tudo.

Vale lembrar que o próprio Danny Wimmer, que batiza a produtora, já havia ressaltado que “perdemos muita gente incrível recentemente” e que “algo precisa mudar”, apoiando a conduta de James de priorizar sua saúde.

Ele lembrou de músicos como Chester Bennington Chris Cornell, que lidaram com diversos problemas de saúde mental e pediu o apoio da “comunidade de rock” àqueles que “irão tomar uma atitude”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!