Coronavírus SARS-CoV-2
Foto via Flickr

coronavírus está assustando muita gente e, mais recentemente, o surto tem causado maiores preocupações em países antes pouco afetados.

É o caso de lugares como a Itália, onde estava marcado um show do Testament com o Exodus e o Death Angel. As bandas já haviam passado por um perrengue nessa turnê e agora veio o segundo: o trio teve que cancelar a apresentação marcada para esse dia 25 em Milão.

Continua após o Tweet

Mais de 200 casos foram confirmados na região Norte do país, onde fica situada a cidade de Milão. Vale lembrar, inclusive, que é de lá que veio o primeiro caso confirmado no Brasil: um residente de São Paulo viajou para a região da Lombardia e voltou de lá com o vírus.

Filmagens de “Missão Impossível” canceladas

Outra indústria que também já sofreu impacto foi a do cinema.

O novo filme da série Missão Impossível estava sendo gravado em Veneza, que também fica no norte da Itália, e as filmagens foram suspensas. Como informou a BBC, um comunicado oficial da Paramount disse:

Por questão de uma abundante preocupação com a segurança e bem-estar de nosso elenco e equipe, e devido aos esforços do governo local de Veneza para impedir aglomerações públicas em resposta à ameaça do coronavírus, estamos alterando o plano de produção para nossa gravação de três semanas em Veneza.

Os responsáveis garantiram que toda a equipe foi mandada de volta às suas casas. O The Hollywood Reporter afirmou que Tom Cruise ainda não havia chegado ao local de filmagem.

Surto na Ásia

Apesar dos problemas na Europa, o foco principal ainda é a Ásia. O aumento exponencial dos casos na Coreia do Sul é bem preocupante e já gerou impacto em diversas áreas do entretenimento, inclusive colocando em cheque as Olimpíadas de Tóquio em Julho.

Para se ter uma noção, o fenômeno do K-Pop BTS pediu aos fãs que “se abstenham de visitar” o local onde farão apresentações de lançamento do novo disco Map of the Soul: 7. A própria coletiva de imprensa, inclusive, foi feita em um saguão vazio com perguntas pré-selecionadas.

Já o rapper britânico Stormzy, por sua vez, preferiu adiar as datas no continente.

Impacto no mundo de eletrônicos

O mundo dos games também já foi bem afetado. A liga de Overwatch já havia cancelado partidas previstas para acontecer na China e, agora, também se viu obrigada a remarcar os jogos que ocorreriam na Coreia do Sul. O evento seria sediado pelo Seoul Dynasty, time do país, entre os dias 7 e 8 de Março.

Continua após o Tweet

Ainda nessa área, a Game Developers Conference — uma das maiores conferências de desenvolvedores de jogos do mundo — está ameaçada. O lendário Hideo Kojima, responsável por games como Metal Gear Solid Death Stranding, já cancelou sua participação.

Empresas gigantes como PlayStation e o Facebook também não irão mais aparecer na conferência. O evento ocorrerá nos Estados Unidos e os organizadores garantiram que estão seguindo todas as recomendações, mas nada disso impediu os representantes de desistirem das viagens.

Aliás, também no âmbito de eletrônicos e conferências, o maior evento de telefones foi cancelado. A MWC iria ocorrer em Barcelona entre os dias 24 e 27 deste mês; apesar de só ter um caso confirmado até agora na cidade, a preocupação maior dos expositores era, também, com os trajetos e aeroportos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!