Mais uma semana chega e com ela a seleção com os nossos destaques nacionais. EPs e clipes divertidíssimos se destacam nos novos trabalhos de bandas e artistas do nosso país.

E vale o aviso: muito disso estará na nossa playlist oficial no Spotify. Então, é só acompanhar sempre por aqui e ouvir tudo no player abaixo.

Estamos sempre falando de música brasileira por aqui, então para conhecer muita coisa boa basta acompanhar na aba de Nacionais do site. Agora, confira os destaques abaixo:

Mathias Lobo

Mathias Lobo
Foto: Pedro Nascimento

Como primeiro trabalho de música instrumental, o artista Mathias Lobo lança EP homônimo. Com seis músicas, o compacto nasceu de composições feitas em violões e guitarras melódicas. Tanto os arranjos quanto os timbres das guitarras possuem referências aos ritmos brasileiros.

As melodias seguem uma estrutura cíclica, como um roteiro linear, e fazem de suas linhas “o principal atrativo da música”, como afirma Mathias. Contudo, o EP é uma ênfase identitária do músico, como reflexo de toda sua experiência artística. Ouça:

TAIS

TAIS
Foto: Johny Bub

Com uma sonoridade dançante, TAIS lança seu segundo single, intitulado Cranberry Juice. Com produção musical de Bernardo Martins e vídeo realizado por Johny Bub, o clipe divertidíssimo traz a mensagem da letra, que é enfatizar o quanto TAIS vive sua verdade sem se preocupar com o pensamento e o julgamento dos outros.

Assista:

Ju e os Ipês

Ju e os Ipês
Foto: Thaís Mallon

Na época dos ipês brancos, a banda Ju e os Ipês traduz o período no clipe “Mar Interior”. O vídeo segue a profundidade da composição, voltada à nostalgia e explorada por meio de projeções que remetem ao mar e ao universo particular da vocalista Ju Cardoso.

Assista:

MEYOT

MEYOT
Foto: Cassiano Geraldo

Compilados em um mini EP, MEYOT lança a dobradinha de singles “Anchorage” “Vento Seco”. A banda também lançou dois webclipes em estúdio para cada uma delas, que podem ser conferidos abaixo.

Lançados pelo selo Eu Te Amo Records, os singles trazem elementos melódicos harmônicos inspirados pela MPB dos anos 1970 e arranjos abertos, transitando entre o jazz e o pós-rock do século 21. “As duas músicas foram compostas após o lançamento do nosso EP em 2018. Vejo-as como um aprimoramento da nossa estreia, pavimentando o caminho para a sonoridade do álbum que vamos lançar este ano, embora elas estejam cronologicamente situadas em um passado um pouco distante,” conta o vocalista Arthur.

Assista aos clipes no player abaixo:

The Raulis

The Raulis
The Raulis no festival PicniK 2017. Foto: Tomás Faquini

Direto das praias pernambucanas, a The Raulis lança seu terceiro registro em estúdio intitulado Raulis apresenta o SURFCUMBIA. O lançamento apresenta o grupo em nova formação, dessa vez com sintetizador e bateria eletrônica.

A guitarra em linha e o uso de samples completam as mudanças na concepção sonora dos Raulis e evidenciam também uma nova fase estética, mais alinhada com sons contemporâneos e com a música pop. O resultado é um delicioso e colorido coquetel de referências e batidas tropicais.

Ouça:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!