Shakira e Jennifer Lopez no Super Bowl

Ontem à noite (02) aconteceu o Super Bowl, evento com a maior audiência da televisão mundial.

A final do futebol americano da NFL terminou com o Kansas City Chiefs batendo o San Francisco 49ers e, é claro, o Show do Intervalo deu o que falar.

Aguardada pelo mundo todo durante muito tempo, a apresentação de 2020 contou com Shakira e Jennifer Lopez em uma imersão latina que tinha tudo a ver com Miami, cidade que abriga o Hard Rock Stadium onde a partida aconteceu.

Por lá, o show que teve as duas mega artistas pop como headliners, foi dividido em partes onde cada uma apresentou suas canções, coreografias e ritmos, e também momentos em que estiveram juntas no palco.

Shakira

A cantora colombiana abriu os trabalhos e apresentou hits como “She Wolf”, “Whenever, Wherever”, “Hips Don’t Lie” e contou com J-Lo para apresentar a música tema da Copa do Mundo da África do Sul, “Waka Waka”, ao final do set.

Além disso, foi pra guitarra, tocou bateria e um grupo de cordas ainda entoou o clássico riff de “Kashmir”, do Led Zeppelin, durante os minutos iniciais.

Ela também recebeu Bad Bunny, músico nascido em Puerto Rico, e deixou claro que o tema da noite era a América Latina.

Jennifer Lopez

E por falar em Puerto Rico, J-Lo nasceu nos Estados Unidos, mas seus pais vieram de lá, e foi ela quem deu o tom político da apresentação de forma muito sutil mas pra lá de poderosa.

Entre hits como “Jenny From The Block” e “Waiting For Tonight”, ela também contou com um convidado, o colombiano J Balvin, e dividiu o palco com a filha, Emme, transformando a segunda metade do show em algo épico.

Foi durante “Let’s Get Loud” que Lopez apareceu vestida com uma bandeira de Puerto Rico e Emme rapidamente cantou um pedaço do clássico “Born In The USA” (“Nascido nos EUA”), de Bruce Springsteen.

Foi rápido, sutil e pode ter passado batido para muitas pessoas, mas o fato tem um significado gigantesco já que o governo de Donald Trump não apenas tem deportado inúmeros imigrantes latinos dos EUA como também tem o feito de forma truculenta e, muitas vezes, desumana, separando crianças de seus pais.

Primeiros Sinais da Influência de Jay-Z

Vale lembrar que esse foi o primeiro show do intervalo no Super Bowl em que o rapper Jay-Z deixou sua influência bem clara.

Ele fechou uma parceria com a NFL justamente para que a liga de futebol americano passasse a realizar ações que a levassem a ser vista como mais humana e mais preocupada com diversas questões sociais.

Recentemente inúmeros artistas vinham recusando os convites para os shows por entender que a NFL era conivente com questões como o racismo, e isso resultou em apresentações cada vez mais fracas como a de 2019, onde o Maroon 5 fez um dos piores shows do intervalo de todos os tempos e a finalíssima teve a pior audiência dos últimos 10 anos.

 

Parece que Jay-Z e sua Roc Nation começaram com o pé direito! Shakira e Jennifer Lopez fizeram um grande show onde ainda encontraram espaço para apoiar suas causas direto à maior audiência que qualquer artista pode atingir nos EUA.

Touchdown!

Assista à apresentação na íntegra no player acima.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!