Sparta - Believe
 

Lá em 2001, quando o influente At The Drive-In chegou ao fim, se dividiu ao meio e acabou gerando duas novas bandas.

Uma delas é o Mars Volta, idealizado pelo vocalista Cedric Bixler-Zavala e pelo guitarrista Omar Rodriguez-Lopez, que está em hiato desde 2012.

A outra é o Sparta, liderado pelo então guitarrista Jim Ward, que assumiu também os vocais, e convocou o baixista Paul Hinojos para a guitarra e o baterista Tony Hajjar para as baquetas.

Com dois quintos de um lado e três quintos de outro, ficou bem claro que as ideias já não estavam batendo, já que o Mars Volta lançou álbuns voltados ao rock progressivo e o Sparta continuou compondo canções ligadas ao post-hardcore.

Reunião do Sparta e Novo Disco

Sparta - Cut Your Ribbon

O Sparta lançou três discos de estúdio bastante sólidos com Wiretap Scars (2002), Porcelain (2004) e Threes (2006), antes de entrar em hiato em 2008, e até se reuniu em algumas ocasiões mas nunca voltou com um álbum de fato.

Isso está prestes a mudar já que Ward e sua trupe revelaram que irão lançar o quarto disco da carreira, Trust The River, em 2020.

Para divulgar o trabalho, os caras já disponibilizaram uma música inédita chamada “Believe”, que mistura indie, post-hardcore e até alt-country, e pode ser ouvida no vídeo abaixo.

Ao falar sobre a canção, Ward revelou:

‘Believe’ é uma música que está na minha mesa há 10 anos. Eu gravei diversas versões mas nunca achei que tinha conseguido deixá-la pronta até agora. Após gravarmos a faixa-base eu mandei a versão para o meu amigo Carlos Arevalo, do Chicano Batman, para alguns toques na guitarra e fiquei maravilhado com a sua contribuição. Eu não consigo pensar em uma música melhor do Trust The River para começar esse novo capítulo.

Vale lembrar que na primeira reunião do At The Drive-In em 2011 e 2012, Ward fez parte dos shows, mas quando o grupo decidiu voltar novamente entre 2015 e 2018, revelou às vésperas da primeira apresentação que não faria parte do projeto.

No seu lugar, ironicamente, entrou Keeley Davis, guitarrista que substituiu Paul Hinojos no Sparta em 2005.

Hoje a banda é formada por Jim Ward, Gabriel Gonzalez (guitarra), Matt Miller (baixo) e Cully Symington (bateria).

A data de lançamento de Trust The River está marcada para 10 de Abril e o disco sai pela gravadora Dine Alone.

Tracklist

  1. Class Blue
  2. Cat Scream
  3. Turquoise Dream
  4. Spirit Away
  5. Believe
  6. Graveyard Luck
  7. Dead End Signs
  8. Miracle
  9. Empty House
  10. No One Can Be Nowhere

 
Compartilhar