Ray Burton
Foto por Ray Pacella

Pai de um dos mais lendários baixistas do Heavy Metal, Ray Burton, faleceu na última quarta-feira (15).

A notícia foi confirmada ontem (19) pelo Facebook da irmã de Cliff Burton (Metallica), Connie. A também baixista postou com uma mensagem breve e uma foto junto com o pai.

A causa da morte não foi confirmada e há dúvidas em relação à idade de Ray.

Em 2017, entretanto, publicamos por aqui uma matéria sobre como ele continuava indo a shows de Rock And Roll com fontes citando que ele tinha 92 anos, o que indicaria que ele teria pelo menos 94.

O post você pode ver logo abaixo, antes da declaração oficial do Metallica sobre a morte.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2633364993383426&set=a.502401263146487&type=3&theater

Mensagem do Metallica

Em seu site oficial, o Metallica postou o seguinte texto:

É com incrível tristeza que dissemos adeus ao pai de Cliff, Ray Burton na semana passada. Durante 38 anos tivemos a sorte de ter a energia, sabedoria e luz de Ray em nossas vidas. Sua eterna juventude cheia de vontade, positividade e um sorriso que jamais desaparecia foram tanto incrivelmente poderosos quanto honestos de forma comovente. De costa a costa e em outros países também, o rosto brilhante de Ray frequentemente nos encontrava, oferecendo calor e âncora para as nossas viagens, e quando o assunto era toda a família Metallica, a banda, equipe e fãs, ele nos via como dos seus.

O fato dele ter morrido deixa um sentimento indefinível de tristeza e perda, mas do mesmo jeito, sabemos que Ray não iria querer que a gente ficasse ‘andando pra lá e pra cá em cima de nossos traseiros’ por muito tempo. Então, para honrá-lo, e o tipo de homem que ele era, nós também queremos celebrar verdadeiramente os 94 anos da vida que Ray deu a todos, sabendo com certeza que um pouco do brilho de sua luz, sabedoria e energia sempre estarão com nós aonde quer que a gente vá.

Nós te amamos Ray,
Descanse em paz

Figura paterna

Ray Burton sempre esteve presente em muitos momentos do Metallica, mesmo após a morte de seu filho. Dentre eles, Ray fez o discurso no evento que colocou a banda no Rock And Roll Hall of Fame, em nome de Cliff:

Eu só quero agradecer ao comitê de seleção do Hall da Fama por selecionar esses jovens maravilhosos atrás de mim. Eles são um ótimo grupo e o que eu sempre gostei deles é que você os vê tocar pessoalmente e imediatamente tem um grande sorriso no rosto… É um grau de felicidade que eles tenham uma grande capacidade de agir dessa maneira. Mas há uma pessoa que eu quero mencionar, uma pessoa que eu acho que era do Metallica e certamente o maior fã de Cliff Burton. E essa foi a mãe de Cliff, Jan.

Continua após o player

Ele sempre foi considerado uma figura paterna para todos os membros da banda, e também compareceu ao show do Metallica com San Francisco Symphony, o icônico S&M 2, onde um dos momentos mais notórios foi a versão de Scott Pingel do solo de Cliff em “Anesthesia (Pulling Teeth)” com um baixo na vertical. Logo após o show, Ray se encontrou com Pingel.

“Ele me disse que estava chorando durante o meu solo”, disse Pingel em entrevista. “De toda essa experiência, essa foi a mais poderosa, ouvindo do pai [do Cliff] e o que isso significava para ele.”

A importância de Ray para o Metallica era tão grande que, ao anunciar o falecimento, o canal Rock Feed abordou uma afirmação de James Hetfield sobre o apreço que ele sempre teve pelo pai de Cliff:

Quando eu cresci, eu queria ser o Ray Burton. Ele é tão inspirador. Sua energia, seu amor pela vida me atrai muito. Basta olhar pra ele e começo a sorrir.

Royalties

Nos 30 anos seguintes após a morte trágica de Cliff, o Metallica tornou-se uma das maiores bandas do mundo, o que atenuou o foco dos fãs nos três álbuns em que o baixista fez parte. Os royalties deram à família Burton uma renda estável, e Ray fez questão de validar a fé que seu filho tinha no Metallica.

Em 2016, Ray deu uma entrevista falando sobre o quanto Cliff acreditava que as coisas iam bem para a banda. “Ele disse a mim e à mãe: ‘Vou comprar uma casa para vocês dois quando isso melhorar.’ Então, ele teve uma ideia de que seria um sucesso – e, de fato, sempre foi.”

O mais especial é que o Burton pai doava os royalties de Cliff pelas músicas do Metallica para financiar bolsas de estudos de música para estudantes da antiga escola do filho, em Castro Valley, Califórnia.

Acho que ele provavelmente teria feito isso com seu dinheiro, porque ele não era contra a educação de nenhuma maneira.

Que descanse em paz, agora junto de Cliff.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!