Ficamos sabendo no último dia 10 que, infelizmente, perdemos um dos maiores bateristas da história da música.

Neil Peart se foi aos 67 anos na última terça-feira (7), após uma batalha de mais de três anos contra um câncer no cérebro.

Nascido em 12 de setembro de 1952, no Canadá, foi em 1974 que o músico se uniu a Geddy Lee e Alex Lifeson no Rush. Apesar de não ser o baterista original — John Rutsey ficou por 6 anos no posto –, Peart é considerado como da formação clássica e contribuiu grandemente para a musicalidade do grupo.

Além de baterista, Neil também foi o compositor de boa parte das músicas do grupo e foi com ele que o Rush lançou discos como Fly by Night (1975), 2112 (1976), Moving Pictures (1981) e muitos outros.

Para celebrar a vida e obra deste verdadeiro monstro da bateria, separamos seis solos de bateria incríveis do cara em shows do Rush.

Descanse em paz, mestre!

6. The Late Show with David Letterman (2009)

Em 2009, Neil Peart foi um dos convidados talk show The Late Show quando ele era apresentado por David Letterman durante uma semana especial de bateristas. Por lá, o cara mandou ver no que sabe fazer de melhor, veja abaixo!

5. Turnê do disco Presto (1990)

Em 1990, o Rush passou 5 meses em uma extensa turnê para divulgar Presto, disco lançado no ano anterior.

Durante os shows, Peart fazia o solo de bateria do vídeo abaixo, considerado pelos fãs como um de seus melhores momentos.

Veja!

4. O primeiro solo gravado de Neil Peart (1974)

Esse é especial!

Em um bootleg chamado The Fifth Order of Angels está o primeiro solo de bateria gravado oficialmente pelo músico. A gravação aconteceu em 1974, mesmo ano em que Neil entrou para o Rush.

3. Turnê de Grace Under Pressure – Tóquio, Japão (1984)

Esse aconteceu em novembro de 1984, durante uma passagem da banda pelo Japão para divulgar Grace Under Pressure, disco lançado no mesmo ano.

Assista!

2. Comemoração dos 30 anos do Rush – Frankfurt, Alemanha (2004)

Em 2004, o Rush estava comemorando 30 anos de estrada com a turnê R30, que inclusive virou DVD.

O solo abaixo foi gravado durante um show do grupo na Alemanha, e é absurdamente espetacular.

1. Rush in Rio (2002)

É claro que vamos terminar com esse!

No dia 23 de novembro de 2002, o Rush fez um dos shows mais lendários de toda a sua carreira e que, segundo eles mesmos, marcou a vida de cada um. Essa foi a primeira turnê da banda no Brasil — a segunda e última aconteceu em 2010 –, e a apresentação no Rio de Janeiro virou o lendário DVD Rush In Rio, lançado em 2003.

Como não podia faltar, Neil Peart entregou um de seus melhores e mais dedicados solos, levando o público carioca à loucura. Assista abaixo e relembre!

https://www.youtube.com/watch?v=nP7YAMvxx6Y

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!