Nirvana Top of the Pops
Reprodução/YouTube

O Nirvana definitivamente não era a banda mais comportada do mundo da música.

Lá em 1991, com o estouro do disco Nevermind e o hit “Smells Like Teen Spirit” subindo nas paradas, era natural que os maiores programas da TV mundial quisessem ter os caras se apresentando. O Top of the Pops, um dos maiores da TV britânica, foi um deles — e viu de perto o temperamento do grupo.

Como a indústria bem sabe, o programa tem uma política bem chata de que bandas e artistas só podem tocar com playback. Quando o Nirvana soube disso, porém, os membros resolveram tirar uma com a cara dos produtores em grande estilo.

Claramente revoltados com a limitação, a banda fez pouco esforço para parecer que estava tocando — Krist Novoselic entrou em luta com seu baixo, Dave Grohl fingiu ser um iniciante na bateria e Kurt Cobain mal tocou sua guitarra. Além disso, o vocalista ainda cantou com uma voz bem diferente, distorcendo a versão original da canção.

Perto do fim da performance, quando o solo da música chega, vários “fãs” invadiram o palco — e Cobain decidiu ficar apenas pulando com eles, sem se preocupar muito com o instrumento.

O momento hilário é lembrado até hoje pelos fãs da banda e você pode vê-lo abaixo!

Top of the Pops e o protesto do Iron Maiden

O Iron Maiden foi outra banda não muito contente com as regras do programa.

Ao invés de tirar uma com a cara da produção, porém, o grupo bateu o pé e conseguiu tocar ao vivo. Leia a história e confira o vídeo clicando aqui!

LEIA TAMBÉM: 5 fiascos históricos em programas de televisão

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!