Sue Lyon, a Lolita do filme de Stanley Kubrick
Ouça o novo disco de Diego Tavares!  

Sue Lyon, atriz que ganhou notoriedade por seu papel em Lolita, faleceu aos 73 anos de idade.

O filme do lendário diretor Stanley Kubrick foi baseado no romance homônimo do russo Vladimir Nabokov e lançado em 1962, quando Sue tinha 16 anos de idade.

Apesar disso, quando foi rodado, Lyon tinha apenas 14 anos de idade e interpretava Dolores Haze, a “Lolita” no início de sua adolescência que acabou se transformando na obsessão de Humbert “Hum” Humbert, interpretado por James Mason. Diz a lenda que sua escolha teve muito a ver com o fato de que ela parecia mais velha, o que diminuiria a polêmica em cima do longa.

Com forte apelo sexual, Lolita é vista em cenas que desconcertam o professor, hospedado na casa da mãe de Dolores, Charlotte Haze.

A partir daí uma trama complexa se desenvolve e inclui verdadeiras tragédias dignas de voltar para assistir ao clássico se você ainda não o fez.

Sue Lyon

Sue Lyon foi premiada com um Globo de Ouro pela sua performance no filme e gravou duas canções para Lolita, ambas lançadas em um disco de vinil de 45 rotações da MGM.

O lado a ficou com “Lolita Ya Ya” enquanto o Lado B tem “Turn Off The Moon”.

Ela apareceu em outros filmes como 7 Mulheres (1966), O Magnífico Farsante (1967), E Quatro Partiram a Cavalo (1970) e Evel Knievel, de 1971, mas a partir dessa época já contava com pouca popularidade, o que a colocava em papéis secundários ou filmes de qualidade duvidosa, como O Dia do Juízo Final (1977), sendo que seu último trabalho foi como uma jornalista em Alligator: O Jacaré Gigante, de 1980.

A atriz faleceu em Studio City, cidade na região de Los Angeles onde moram figuras da televisão, música e cinema, e a causa da morte não foi revelada.

Que descanse em paz.

Ouça a nova música de Juliah!      
Compartilhar