The Cardigans - First Band on the Moon

Em 17 de Setembro de 1996, há mais de 23 anos, a banda sueca The Cardigans lançou o seu terceiro disco de estúdio, First Band on the Moon, e conquistou o planeta todo.

Muito se deve ao mega hit “Lovefool”, uma semi-balada incrível com um refrão pegajoso que fez com que o álbum se tornasse o mais vendido do quinteto nos Estados Unidos, com quase 700 mil cópias.

Acontece que o álbum é muito mais que isso, tendo canções incríveis e até uma cover de Black Sabbath (!).

 

The Cardigans

O terceiro disco do grupo veio apenas um ano após o segundo trabalho, Life, que não teve nenhum grande hit global mas foi um grande sucesso em países como o Japão.

Para aproveitar o buzz, a banda entrou em estúdio e gravou o novo álbum entre Setembro de 1995 e Junho de 1996, contando com o produtor Tore Johansson.

Talvez você não conheça o seu nome, mas anos depois, em 2004, ele produziu o disco homônimo de estreia do Franz Ferdinand, com mega hits como “Take Me Out”.

O processo de divulgação de First Band on the Moon começou com “Lovefool” e o hit escrito pelo guitarrista Peter Svensson com a vocalista Nina Persson chegou a posições importantes das paradas do mundo inteiro, inclusive ganhando o topo do Top 40 Mainstream na Billboard.

Após seu sucesso vieram os singles “Been It” e “Your New Cuckoo”, que não foram nem de perto tão bem sucedidos quanto o primeiro som mas mostraram para os mais atentos que estávamos lidando com uma banda especial.

First Band On The Moon

Flertando com o rock alternativo, o pop rock do Cardigans apareceu na forma de 11 faixas em um disco que foi muitíssimo bem recebido pela crítica, com notas como 8.1/10 da exigente Pitchfork e 8/10 da britânica NME.

Entre as autorais ainda aparece uma releitura com ares de trip hop do clássico “Iron Man”, do Black Sabbath, que mostra como a banda estava disposta a ousar e mostrar que era muito mais que um grupo popular com mais um hit nas paradas.

Dois anos depois veio um novo álbum (Gran Turismo), mais um hit (“My Favourite Game”) e um clipão da porra pra canção, mas o disco levemente menos consistente que seu antecessor mostra como First Band On The Moon é uma das pérolas dos Anos 90 que muita gente deixou passar batido.

Se for o caso com você, aperte o play logo abaixo para reparar esse erro!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!