Chris Cornell do Soundgarden em 2012
Foto de Chris Cornell via Shutterstock

É, infelizmente as coisas não ficaram nada bem entre o Soundgarden e Vicky Cornell, viúva do vocalista Chris Cornell.

Há algum tempo a gente já vem falando por aqui sobre como a banda gostaria de lançar um novo disco com vocais deixados pelo cara, mas não vinha tendo acesso ao material, e agora notícias deixam claro que as coisas ficaram ainda piores.

De acordo com o site TMZ, Vicky está processando o Soundgarden pois entende que os integrantes da banda devem “centenas de dezenas de dólares” a ela e os filhos do casal por conta de royalties que não teriam sido pagos.

Além disso, os herdeiros de Cornell ainda cobram os direitos do que seriam sete canções inéditas e dizem que a banda estaria usando essa tática para “forçar os responsáveis pela obra de Chris a entregarem gravações em áudio criadas por ele antes da sua morte”.

Chris Cornell e o Soundgarden

Vale lembrar que há algum tempo o guitarrista Kim Thayil praticamente confirmou um último disco da banda e disse que “seria burrice” se a banda não lançasse, mas para isso precisava dos vocais que Chris Cornell deixou antes de partir.

E é justamente aí que mora o processo: Vicky diz que se ofereceu a compartilhar as gravações com a banda de uma forma que respeitasse os desejos do ex-marido, incluindo seu produtor, mas o grupo teria negado.

Segundo ela, Kim está colocando a sua família no meio da discussão ao dar a entender que ela é o principal problema para o lançamento de um novo álbum, e no processo, ela alega que a base de fãs está sendo “intencionalmente” enganada, já que Chris teria trabalhado nessas novas canções sozinho.

Resposta da Banda

Ainda segundo a reportagem, a banda se posiciona dizendo que todos estavam envolvidos nas composições e, sendo assim, o material de Chris Cornell não seria única e exclusivamente dele.

Esperamos que essa situação se resolva o mais rápido possível para que o legado do Soundgarden e da incrível voz de Chris não apenas seja respeitado como levado adiante com o lançamento das últimas obras que ele gravou em vida.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!