Rap

Rincon Sapiência investe na musicalidade pop africana em novo disco

Rincon Sapiência se utiliza de instrumentais dançantes e divertidos para compor uma musicalidade inspirada no pop contemporâneo africano

Rincon Sapiência investe na musicalidade pop africana em novo disco Rincon Sapiência investe na musicalidade pop africana em novo disco Rincon Sapiência investe na musicalidade pop africana em novo disco Rincon Sapiência investe na musicalidade pop africana em novo disco
Rincon Sapiência investe na musicalidade pop africana em novo disco
Foto: Andreh Santos / Divulgação

Em Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps, segundo disco de sua carreira, Rincon Sapiência se utiliza de instrumentais dançantes e divertidos para compor uma musicalidade inspirada no pop contemporâneo africano.

O nome do trabalho vem de O vulgo Manicongo, como ele também é conhecido. A expressão pode ser traduzida como Rei do Congo, local que o artista possui descendência indireta e que remete à exaltação da negritude como Reis e Rainhas.

Além do explorar estilos como afrobeat e o afrohouse, até o dundunba, ritmo originário da Guiné, Rincon também dialoga com ritmos vindos das periferias como o pagode baiano, o funk brasileiro – desde o Mandela até o 150 bpm – e o grime inglês.

A direção musical da obra ficou por conta do próprio artista. No registro ele contou com participações de Mano Brown, Lellê, Gaab, ÀTTØØXXÁ, Duquesa, Rael e do Coletivo Audácia.

Novo clipe de Rincon Sapiência

Junto com o lançamento do álbum, Rincon liberou o clipe de “Me Nota”, faixa que conta com a participação de Rael.

Produzido pelo MOOC (Movimento Observador Criativo), o vídeo tem estética que remete à atmosfera tropical da música, um clima bem pop de verão. A obra é uma produção feita totalmente por pessoas negras, desde os criadores ao casting.