Documentário produzido pelo Spotify mostra a evolução do brega funk
Foto: Reprodução / Youtube

MPB – MÚSICA PELO BRASIL é uma série de documentários do Spotify que explora o que tá rolando de mais legal na música brasileira e dessa vez eles foram contar um pouco da história do brega funk.

Com direção de Felipe Larozza e apresentação do jornalista GG Albuquerque, o curta-metragem explora as origens e evolução desse ritmo tipicamente brasileiro. O material aborda o brega funk num contexto geográfico, musical e social, mostrando como o gênero ajudou a moldar o cenário cultural de Recife.

As gravações aconteceram na própria capital pernambucana, onde o estilo nasceu, e passa também por São Paulo. Há entrevistas exclusivas com alguns dos maiores nomes dessa cena, como o próprio Dadá Boladão, Shevchenko & Elloco, MC Loma e as Gêmeas Lacração, MC Troia, A Tropa, MC Lia e Magnatas do Passinho SA, entre outros.

O jornalista e pesquisador de músicas periféricas GG Albuquerque explica que a história do ritmo se entrelaça com a da cultura de sobrevivência dos Mcs do Recife. “O movimento reuniu elementos de diferentes cenas musicais da periferia do Brasil em uma batida eletrônica original e inovadora. Um som que mudou a identidade e o imaginário cultural de Pernambuco e Nordeste”, completa.

O documentário traz também dados de consumo do estilo no Spotify, que ajudam a entender sua popularização com base em números reais de streams. “Eu to achando muito massa e agradecendo muito a Deus por estarmos chegando em locais que diziam que a gente não ia chegar e a gente vem hoje rompendo as barreiras”, finaliza MC Troia.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!