Em 1985, o Pink Floyd entrou na fase final de sua carreira enquanto banda sem um de seus membros mais importantes.

À época, Roger Waters, baixista, vocalista e compositor do grupo, resolveu deixar o quarteto. A situação, inclusive, rendeu problemas já que o trio remanescente – David GilmourRichard Wright Nick Mason – resolveu continuar com o mesmo nome.

No entanto, parece que os três músicos se sentiram bem com a saída de Waters. É o que afirmou Gilmour, em uma entrevista divulgada para promover o box The Later Years, lançado recentemente (via Whiplash):

Todos sabíamos que Roger iria sair. Ele não estava feliz, nós também não. Eu sempre soube que queria seguir em frente, Nick parecia desejar isso também. Falei com Rick durante uma folga, na Grécia, e conversamos sobre seguir em frente e ele também queria.

Ele também deixou bem claro que o processo de composição ficou mais fácil sem Waters:

Eu me sentia confiante de que as gravadoras gostariam de lançar um álbum nosso. Obviamente, não ter Roger foi algo diferente, mas em algumas formas, nos sentíamos livres. As tensões dos dois álbuns anteriores, especialmente em ‘The Final Cut’, já não estavam mais ali. Éramos apenas nós juntos, compondo e gravando. Havia um senso de liberdade e otimismo. Também havia o processo rolando, o que era complicado, mas tudo bem.

Confira abaixo o vídeo na íntegra, em inglês.

Pink Floyd

No período sem Waters, o Pink Floyd lançou apenas dois discos de estúdio, A Momentary Lapse of Reason (1987) e The Division Bell (1994). O novo box traz um relançamento do primeiro e do ao vivo Delicate Sound of Thunder, além de gravações raras do período. Ele está disponível em vários formatos na loja oficial da banda.

Depois do falecimento de Richard Wright em 2008, as possibilidades de reunião do Pink Floyd foram por água abaixo. Até o otimista Nick Mason já afirmou que desistiu da ideia. No entanto, o baterista se juntou a Roger Waters recentemente, mostrando que alguns problemas ficaram no passado.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!