Darude -
Reprodução/YouTube

Você pode não conhecer pelo nome, mas certamente você já ouviu o hit eletrônico “Sandstorm”, de Darude. O DJ e produtor finlandês Ville Virtanen lançou a faixa em 26 de Outubro de 1999, há quase exatos 20 anos, e talvez nem imaginasse a proporção que a música tomaria.

Quando foi inicialmente divulgada, a música teve sucesso relativo. Chegou a ocupar a 83ª posição nas paradas da Billboard, e a 5ª nas listas de dance music, mas foi nos anos 2010 que tomou proporção meteórica.

A origem do “boom” é meio incerta, mas sabe-se que, em 2012, um vídeo viralizou e ajudou na popularidade. Em um confronto de futebol americano universitário entre South Carolina Gamecocks e Georgia Bulldogs, o time da Carolina do Sul colocou a canção para tocar em seu estádio e a torcida foi à loucura como poucas vezes se viu na história do esporte. Relembre abaixo.

Daí pra frente, a internet não se conteve. “Sandstorm” acabou virando, em si própria, um meme. Uma das brincadeiras que mais ganhou fama foi nos comentários de vídeos do YouTube ou da Twitch: quando algum usuário perguntava “que música é essa que toca no vídeo?”, alguém sempre respondia “Darude – Sandstorm”.

Até o próprio YouTube entrou na brincadeira! Em 2015, em uma brincadeira de Primeiro de Abril, toda pesquisa que envolvia música era redirecionada a um resultado que dizia: “Você quis dizer: Darude – Sandstorm de Darude?”.

Outro grande acontecimento que a canção trouxe foi seu clipe, disponível ao final da matéria. O vídeo se tornou a primeira produção finlandesa – foi gravado, inclusive, na Praça do Senado, em Helsinki – a passar na MTV americana e já recebeu mais de 160 milhões de visualizações no YouTube.

Vale lembrar, ainda, que o nome da faixa é uma referência ao timbre utilizado pelo DJ na canção. O sintetizador Roland JP-8080 tem o preset (timbre pré-definido) “sand storm” (tempestade de areia), como mostra a imagem a seguir.

Roland JP-8080 no preset "Sand Storm"
Reprodução/YouTube

Darude

O DJ conversou recentemente com a Billboard sobre o aniversário de 20 anos de “Sandstorm” e mostrou levar na boa a fama. Segundo ele:

Tem sido uma parte gigantesca da minha vida pelos últimos 20 anos. Deu o pontapé inicial na minha carreira profissional. Eu não quero ser conhecido só como o cara de ‘Sandstorm’, mas eu não sou burro e sei como o mundo funciona. Se você não curte dance music e chegou a conhecer a minha música, está bom o suficiente pra mim.

É claro que os royalties que a canção deve gerar até hoje facilitam bastante a opinião do cara. Mas é, de fato, injusto resumir sua carreira ao mega hit. Darude chegou a participar do programa Eurovision em 2019 e, no total, já tem 4 discos de estúdios e vários remixes que fogem do lugar comum.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!