Stephen Moore, de O Guia do Mochileiro das Galáxias
Foto: Reprodução / Twitter

O ator Stephen Moore morreu aos 81 anos de idade.

O britânico participou de títulos importantes como Doctor Who, mas foi fazendo a voz de Marvin, o pessimista robô do clássico Guia do Mochileiro das Galáxias, que tornou-se conhecido no mundo todo.

O personagem, inclusive, inspirou a canção “Paranoid Android”, do Radiohead, que aparece no disco OK Computer (1997), um dos mais aclamados da história da música.

A informação foi compartilhada por Dirk Maggs (via NME), produtor do Guia do Mochileiro das Galáxias, que disse:

Nosso querido amigo Stephen Moore morreu. Um ótimo ator, homem adorável e voz original e mais icônica de Marvin o Androide Paranoide no Guia do Mochileiro das Galáxias. Nossos pensamentos estão com a sua família e as nossas lembranças dele sempre nos farão sorrir. Descanse em paz, Stephen.

Inspiração de Paranoid Android

Ao falar sobre por que usou o título para o primeiro single de OK Computer, Thom Yorke disse que se inspirou justamente no robô que sempre está triste e acha que tudo vai dar errado:

O título foi escolhido como uma piada. Foi tipo, ‘Oh, estou tão deprimido.’ E eu pensei, isso é ótimo. É assim que as pessoas gostariam que eu fosse. E essa é a única parte pessoal dessa música. O resto da música não é nada pessoal.

Guia do Mochileiro das Galáxias

A série criada por Douglas Adams começou como um programa de rádio na BBC Radio 4 e foi adaptada para livros e um filme.

Desde 1978, quando surgiu, ganhou status cult e criou uma série de termos e ícones para a cultura geek, principalmente o chamado Dia da Toalha, que é celebrado em 25 de Maio.

A ideia começou em 2001, duas semanas após a morte de Douglas Adams, e faz menção ao fato de que o Guia sugere que uma pessoa prevenida sempre carrega com ela uma toalha ao viajar pelas Galáxias.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!