TUM Sound Festival
Divulgação

TUM Sound Festival é um evento anual em Florianópolis que mistura apresentações de grandes nomes da música atual com palestras, oficinas e painéis voltados para a indústria da música.

Entre os dias 3 e 6 de Outubro – ou seja, já na semana que vem – o festival acontece desde o Centro Integrado de Cultura (CIC) ao Trapiche da Beira-Mar Norte. Além disso, inclui ainda bares da cidade, conectando Florianópolis ao ritmo da música com uma programação gratuita.

Entre os showcases gratuitos – que não precisam de inscrição – estão bandas e artistas de calibre nacional como Tuyo, Thiago Ramil Plutão Já Foi Planeta, além de nomes internacionais como El Sonido Y Fanfarria InsurgenteBoudika, da Argentina. Contamos mais sobre o processo de seleção dos showcases, que foi aberto ao público, por aqui.

Além disso, o TUM ainda oferece oficinas e workshops cujas inscrições gratuitas estão disponíveis pelo site oficial do evento; entre estes, estão painéis da plataforma DATASim (para apurar e sistematizar informações sobre o mercado da música no país) e a DALEGIG (focada na criação e gestão de turnê para bandas).

Mas, no total, são mais de 30 opções, incluindo um painel sobre carreiras de artistas no mercado digital com Tony Aiex, editor-chefe do TMDQA!

A única coisa cujas vagas já estão esgotadas no festival, infelizmente, são as rodadas de negócio, que terão 27 representantes das principais casas de show, produtoras, feiras e festivais de música do país, como Paulo André (criador do Abril Pro-Rock) e Fernando Souza (da Fundação Casa da Música, de Portugal). Os 76 participantes poderão fechar negócios, desde turnês a convites para festivais, com esses “compradores”.

Shows principais do TUM Sound Festival

É claro que não poderiam faltar atrações musicais de grande renome na ótima programação de festival.

Na sexta-feira, 04/10, e no sábado, 05/10, Florianópolis receberá duas apresentações mais do que especiais. No primeiro dia, Roberta Sá sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, enquanto o segundo dia terá Alceu Valença. Os ingressos para estes shows podem ser adquiridos por aqui.

Os dois participarão, ainda, de uma agenda de conexão com os participantes do TUM. Na sexta, Roberta será a atração de um talkshow e bate-papo sobre carreira musical e processo criativo às 16h30 na sala de cinema do CIC. Já no sábado, no mesmo local, Alceu estará na exibição do documentário Alceu Valença – Na Embolada do Tempo, de Paola Vieira, às 17h30.

Para quem se interessar, a programação completa já está disponível no site oficial.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!