Sinéad O'Connor e Prince
Fotos: Fred Tanneau (Sinéad O'Connor) / Reprodução do longa "Purple Rain" (Prince)

A excêntrica cantora irlandesa Sinéad O’Connor, que após se converter ao islamismo deseja ser chamada de Shuhada Sadaqat, voltou a fazer declarações bombásticas e, novamente, envolvendo o nome do prolífico e saudoso Prince.

Que os dois não tinham um bom relacionamento, O’Connor já havia divulgado. Agora, a talentosa cantora concedeu mais detalhes sobre o conflito que teve com o artista, que foi o responsável pela composição de mega hitNothing Compares 2 U”, que alcançou o primeiro lugar nas paradas musicais de 17 países.

A canção, que ficou conhecida mundialmente na voz de O’Connor em 1990 e é o seu maior sucesso até hoje, foi composta originalmente em 1984 para uma banda funk criada por Prince e chamada The Family. O grupo chegou a gravá-la, incluindo o resultado em um álbum homônimo lançado em 1985, mas não a elegeu como single.

Prince e Sinéad O’Connor

Durante a entrevista concedida neste mês ao programa Good Morning Britain, O’Connor aponta que, em razão de seu sucesso assombroso com o cover de “Nothing Compares 2 U”, Prince tentou espancá-la.

Ela diz que Prince não gostou de ver seu reconhecimento mundial, uma vez que não compôs a música com exclusividade para ela, já que não era “uma de suas submissas”, ao contrário de outras cantoras emergentes:

Foi uma experiência muito assustadora. Ele me chamou para sua casa uma noite e eu fui, totalmente sozinha. Ele estava desconfortável com o fato de eu não ser uma de suas submissas e de ter acabado de gravar a música. Ele queria me controlar e ordenou que eu não xingasse em minhas entrevistas. Eu disse a ele onde ele poderia ir e ele foi atrás de mim. Ele subiu as escadas e pegou um travesseiro, que tinha algo duro dentro. Corri para fora da casa dele, me escondendo atrás de uma árvore.

As declarações não pararam por aí:

Nos encontramos na estrada em Malibu, às cinco da manhã – eu cuspia nele, ele tentava me dar um soco. Eu tinha que tocar a campainha de alguém, que era o que meu pai sempre me dizia para fazer se eu estivesse em uma situação como essa.

A cantora também contou que não foi a única que passou por maus tempos com o músico, que, de acordo com ela, “estava em um momento pesado nas drogas”:

Eu não fui a única que ele perseguiu. Na época, uma das meninas de sua banda foi parar no hospital com uma costela quebrada.

Abaixo, assista ao exato momento em que O’Connor fala sobre tais experiências:

O hit nas vozes de Sinead O’Connor e Prince

Após o sucesso repentino de O’Connor, Prince gravou uma versão de “Nothing Compares 2 U” e a incluiu em uma compilação em 1993. Entretanto, a versão original, gravada em 1984, foi divulgada como single apenas em 2018.

Abaixo, assista à recente apresentação ao vivo de “Nothing Compares 2 U” que Sinead O’Connor fez no The Late Late Show e dedicou a Prince e, logo em seguida, conheça a versão original da canção na voz de seu próprio compositor.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!