Green Day no iHeartRadio 2019
Reprodução/YouTube

Há males que vêm para o bem, não é mesmo? Em 2012, o Green Day não vivia um de seus melhores momentos na carreira — muito menos o vocalista Billie Joe Armstrong, que passava por um período bem complicado com o alcoolismo.

A gota d’água desta situação, no entanto, veio na apresentação dos caras no festival iHeartRadio, ocorrida em 21 de setembro de 2012, há 7 anos. Claramente bêbado, Billie Joe se irrita profundamente ao receber o aviso de que a banda tem apenas mais 1 minuto para tocar.

O setlist deles havia sido cortado pela metade para que Usher não fosse prejudicado, e o vocalista não aceitou isso na boa. Ele gastou esse minuto reclamando do festival e dizendo coisas como “eu estou aqui desde 1988, porra” e “eu não sou a porra do Justin Bieber, seus arrombados”.

A situação pode parecer cômica, ainda mais porque Billie Joe termina o “discurso” quebrando sua guitarra — atitude que Mike Dirnt acompanha sem pensar duas vezes. Mas, na verdade, era o sinal de alerta mais aceso do que nunca.

Segundo o próprio Dirnt, em entrevista para a Rolling Stone em 2016:

Eu não poderia concordar com a degradação do meu amigo. A porra do caminho tinha ido longe demais. E ele nem tinha enxergado isso ainda. Era tipo, ‘A gente já era. Reconheça isso. Eu não consigo pensar em tocar com você agora. Você precisa se ajeitar.’

Reabilitação e retorno ao iHeartRadio

Assim, felizmente, o vocalista foi buscar a reabilitação. A banda acabou entrando em um hiato de 4 anos até o lançamento de Revolution Radio em 2016, e Billie Joe se recuperou muito bem do vício.

Tão bem que, agora, o Green Day voltou ao palco do iHeartRadio com uma postura bem diferente. Sem quebrar guitarras e sem xingar ninguém, os caras mostraram que estão com tudo e preparadíssimos para as próximas turnês.

Mas é claro que não podia faltar uma cutucada. Após terminar seu set, a banda tocou a recém-lançada “Father of All…” pela segunda vez — e estourou o tempo programado. O protesto foi sutil: eles “só” continuaram tocando mesmo com o som cortado e o festival forçando um intervalo.

Como Billie Joe disse na mesma entrevista da Rolling Stone: “No fim das contas, uma vez um punk, sempre um punk”.

Veja na íntegra ao final do post!

Novo disco do Green Day

O novo disco da banda, Father of All…, será lançado logo no início de 2020. O álbum tem previsão para nascer no dia 7 de Fevereiro. Você pode fazer a compra em pré-venda na loja virtual da banda.

A faixa-título já foi divulgada como primeiro single do álbum, e inclusive ganhou um clipe com um pezinho no glam rock.

https://www.youtube.com/watch?v=PCgJpS5AtrY

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!