Foto: Reprodução/YouTube

O incrível Tim Bernardes lançou nesta terça-feira, dia 3, o curta Recomeçar, que mostra o processo de filmagem do clipe da música de mesmo nome, que também é homônimo ao primeiro disco solo de Tim, lançado em 2017.

Gravado em película S16, S8 e ainda em formato digital, o doc foi dirigido por André Dip e José Menezes, os mesmos diretores do clipe, divulgado em Junho do ano passado.

Nele, Tim Bernardes aparece desmontando um piano no meio do campo com árvores e montanhas ao fundo. Assista aqui.

Agora, nas imagens inéditas, o vocalista da banda O Terno mostra, entre outras coisas, o ensaio para a gravação, inclusive debaixo de chuva. Sobre essa cena específica ele reflete: “é ensaiar os movimentos de uma abertura, mas ainda antes de estar pronto para se abrir”.

Tim Bernardes

Aliás, as reflexões, a sensibilidade e o sentimentalismo de Tim, assim como nas suas canções, estão presentes também no documentário inteiro, que tem cerca de doze minutos.

Entre uma cena e outra, o músico aparece cantando trechos de algumas de suas composições, seja no que aparentemente é um estúdio, como acontece em “Pouco a Pouco”, seja no meio de uma floresta, como é mostrado em “Não”.

“É um poético sem estar carregado de pompa. É um poético cotidiano que tem uma memória e uma carga muito forte em cada slide. Mesmo sem contar a história, você sente e imagina uma história,” diz, enquanto são mostradas imagens do case de seu violão no chão, entre folhas e matos, com ele em pé ao lado afinando seu instrumento.

Mais para frente, numa cena descontraída em que ele parece lembrar de algo, ele narra:

É tanto você se despir e tirar todos os pesos que estão dentro de você, e ficar aberto para o próximo, para o que vai vir; como você se recompor, pegar suas peças no caminho e voltar a ser uma unidade. Um sozinho como algo completo e não como uma coisa faltante.

Em suas redes sociais, Tim Bernardes comemorou o lançamento do curta o descrevendo como “sensível-documental-abstrato-emocional”. Disse ainda que ele amarra o ciclo do álbum, indicado ao Grammy Latino no ano passado.

Assista ao vídeo:

Tim Bernardes

Tim Bernardes retoma a turnê do Recomeçar ainda em Setembro. Serão seis shows em Portugal, por onde ele já passou com a mesma apresentação no ano passado.

Além disso, continua também viajando com a tour do <atrás/além>, seu trabalho mais recente com Biel Basile e Guilherme D’Almeida, no Terno. Um outro filme que mostra o processo de produção desse trabalho, também já foi lançado pela banda. Confira aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!