Gilberto Gil na segunda temporada de
Foto: Mariana Vianna

Estreia na próxima segunda (9) a nova temporada do programa Amigos, Sons e Palavras, do Canal Brasil. Quem está no comando dos novos episódios é novamente o querido Gilberto Gil.

O talk show, de certa forma, vai contra a corrente da maioria dos programas de entrevistas. Com poucos elementos de cenário e sem inserção extra de imagens, cada episódio procura focar justamente na troca entre Gil e os “entrevistados”. Colocamos entre aspas porque não se trata de uma entrevista qualquer. É uma conversa, guiada pelo compositor, mas sem roteiro.

Isso permite que os assuntos fluam de forma orgânica e enriqueçam o papo, fazendo com que a ausência de elementos narrativos visuais não atrapalhe o consumo de cada episódio. A conversa com o jornalista Pedro Bial, por exemplo, foi desde o início de sua carreira até um sonho que teve com o atual presidente.

Sobre essa liberdade, Gil comentou, em resposta ao TMDQA!:

(Eu lidei com essa liberdade) Com muita satisfação! Isso evitava o meu engessamento naquela conformação proposta pelos talk shows e pela própria agenda da televisão. Eu fiquei mais satisfeito com a possibilidade de flutuar, de levar a conversa para onde eu quisesse e de explorar assuntos próprios de cada pessoa. Fiquei mais à vontade.

Na primeira temporada do programa, exibida no ano passado, Gil conversou com nomes que vão desde músicos como Caetano Veloso até políticos como Fernando Henrique Cardoso. Na nova temporada, o apresentador recebe nomes como Xuxa, Arnaldo Antunes, Patricia Pillar, Fernando Haddad e seus filhos Preta e Bem Gil.

 

Introdução com músicas

Um dos elementos mais interessante do programa está em sua introdução. Para iniciar cada episódio, Gil pega um violão e toca uma canção de seu longo repertório para o convidado. Mas a canção não é aleatória, já que há uma relação com cada convidado.

Para introduzir o papo com Bial, por exemplo, Gil toca “Queremos Saber“, e começa o papo falando da sede do jornalista por conhecimento. Já para começar a conversa com Xuxa, ele tocou “Sítio do Pica-Pau Amarelo“, usando como gancho a fama da atriz no mundo infantil.

Ao questionarmos o compositor sobre esse processo, ele respondeu:

(A ideia surgiu) Na minha conversa anterior à gravação dos programas com as produtoras Leti (Letícia Muhana) e Paty (Patrícia Guimarães). Isso, na verdade, é o que salva para mim a minha própria inserção nisso tudo. É o negócio da canção, da música. É pretexto mesmo. Isso legitima as conversas, as intenções de conversar, as especulações e as garimpagens na vida das pessoas.

 

Alguns episódios já estarão disponíveis a partir do próximo dia 6

A temporada estreia na próxima segunda às 22h30 com a conversa com Xuxa, com reprises na quinta às 13h30 e na sexta às 7h. Este episódio, no entanto, já está disponível no canal oficial do Canal Brasil no Youtube, e também nas plataformas Canal Brasil Play e NOW (inclusive para não-assinantes).

A partir do próximo dia 6 (sexta), os cinco primeiros episódios estarão disponíveis no Canal Brasil Play e no NOW.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!